Algumas pessoas pode acreditar que o aumento do apetite não passa de mito,
mas o sintoma não é lenda.A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um momento de muito desconforto para a mulher. Além da retenção de líquidos, capaz de aumentar o ponteiro da balança em até três quilos, da dor de cabeça e das dores musculares, muitas mulheres ainda precisam lidar com a vontade de comer muito e alimentos nada saudáveis, como doces e junk food.
Algumas pessoas pode acreditar que o aumento do apetite não passa de mito, mas segundo o site Buscofem, o sintoma não é lenda. A compulsão por comida mais calórica aumenta neste período pois o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais. Na tentativa de recuperar estes nutrientes, a fome aumenta, principalmente por alimentos que possuem o que está em falta no organismo. A queda na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, também influencia na fome, uma vez que o organismo precisa de triptofano para produzir o hormônio, encontrado em alimentos como banana, chocolate e queijo. Estes alimentos, quando ingeridos, ativam a área da sensação de prazer do cérebro, e por isso o chocolate fica ainda mais gostoso nesta época.
Para combater a vontade de comer insaciável durante a TPM, o indicado é comer de três em três horas. Praticar exercícios físicos e yoga e levar comida de casa são boas alternativas para driblar a fome de leão. Dê preferência por vegetais crus, com fibras, para ajudar a domar a fera; substitua o chocolate ao leite pelo amargo, permita-se uma taça de vinho tinto, carnes magras, cereais integrais, castanha do pará, banana, abacaxi e tomate.
Confira 7 dicas que irão ajudar, segundo o site Doce Dieta:
1. Alimente-se bem no café da manhã;
2. Coma em pequenas quantidades ao longo do dia, para manter o estômago cheio e manter o metabolismo funcionando;
3. Hidrate-se e beba muita água;
4. Consuma proteínas, que darão satisfação ao longo do dia;
5. Permita-se um doce, se a vontade estiver muito incontrolável;
6. Faça exercícios físicos;
7. É difícil, mas tente controlar a gula.