Os resultados foram impulsionados pelo aumento da participação no segmento e pelo forte mercado para caminhões na Europa 

“A PACCAR relatou receitas e lucros anuais muito bons em 2016. A PACCAR atingiu seu 78º ano consecutivo de lucros líquidos”, disse Ron Armstrong, CEO. “Os resultados financeiros da PACCAR são decorrentes dos produtos e serviços de alta qualidade da empresa, aumento das entregas de caminhões europeus, maior participação no mercado de caminhões, e bons resultados no mercado pós-venda e de Serviços Financeiros. Estou muito orgulhoso de nossos 23.000 colaboradores, que entregaram excepcionais produtos e serviços aos nossos clientes”.
 Os consistentes lucros e o forte fluxo de caixa da PACCAR permitiram que a empresa investisse no crescimento futuro de seus mercados essenciais, ao mesmo tempo em que está expandindo sua presença nos mercados emergentes. “A PACCAR está bem posicionada para crescer em longo prazo, fazendo investimentos em novos veículos de última geração das marcas DAF, Kenworth e Peterbilt. Ela também está investindo em motores resistentes da marca PACCAR, nas peças de reposição pós-venda e na capacidade de serviços, fazendo otimizações nas fábricas, e investindo em tecnologias que aumentam a eficiência de combustível e a confiabilidade dos caminhões”, acrescentou Armstrong.
 Receitas e lucro líquido muito bom
No quarto trimestre de 2016, a PACCAR atingiu receitas líquidas de vendas e receita de serviços financeiros no valor de US$4,07 bilhões, em comparação com os US$4,36 bilhões para o mesmo período em 2015. A PACCAR ganhou US$288,8 milhões (US$0,82 diluída por ação) no quarto trimestre de 2016, em comparação com US$347,2 milhões (US$0,98 diluída por ação) no quarto trimestre de 2015, que reflete menores entregas de caminhões na América do Norte. A PACCAR obteve receitas de US$17,03 bilhões em 2016, em comparação com receitas de US$19,12 bilhões em 2015. A PACCAR informou lucro líquido de US$521,7 milhões (US$1,48 diluída por ação) em 2016, incluindo US$833,0 milhões por impostos diferidos, gastos n&atild e;o recorrentes do acordo com a Comissão Europeia (EC). Excluindo-se os gastos não recorrentes, a PACCAR informou lucro líquido ajustado (não GAAP)[1] de US$1,35 bilhão (US$3,85 por ação diluída) em 2016. A empresa ganhou US$1,60 bilhão (US$4,51 por ação diluída) em 2015.
 Dividendos e recompras de ações
A PACCAR declarou dividendos de US$1,56 por ação no decorrer de 2016, incluindo um dividendo especial de US$0,60 por ação, pago em janeiro de 2017. A PACCAR tem pago dividendos todos os anos, desde 1941. A PACCAR recomprou 1,38 milhão de suas ações ordinárias por US$70,5 milhões em 2016. O retorno total dos acionistas da PACCAR foi de 38,3% no decorrer de 2016, em comparação com o retorno de 11,9% do Índice da S&P 500. Os retornos para acionistas PACCAR excederam os retornos do índice S&P 500.
 Destaques comerciais – 2016
• A PACCAR entregou 140.900 veículos em nível mundial.
• A PACCAR investiu US$649,9 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.
• A Kenworth e a Peterbilt atingiram participação no mercado de varejo de caminhões Classe 8 de 28,5% nos EUA e no Canadá (27,4% em 2015).
• A DAF atingiu 15,5% de participação no mercado de caminhões acima de 16 toneladas na Europa (14,6% em 2015).
• A PACCAR introduziu o motor PACCAR MX-11 na América do Norte.
• A PACCAR lançou um eixo tandem patenteado da PACCAR na América do Norte.
• A DAF lançou o sistema telemático DAF Connect.
• A PACCAR Austrália introduziu o novo caminhão T610 da Kenworth.
• A PACCAR Parts abriu um novo Centro de Distribuição de Peças de (PDC) de 14.865 m2 em Renton, Washington.
• A PACCAR implementou mais de 36.000 projetos Seis Sigma desde 1997.