Link shot ADS Money

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sentinela leva órgão para transplante no HFA

Em dois anos, o Detran auxiliou a Secretaria de Saúde na captação de 12 corações
Na tarde desta terça-feira (14), o Detran-DF, por meio de sua Unidade de Operações Aéreas (UOPA), somou todos os esforços no auxílio de equipes médicas para manter vivo um coração que recebeu um novo dono. Esse foi o 12º transporte de coração para transplante, realizado pelo Sentinela (aeronave do Detran-DF).

O coração veio de Passos de Minas (MG) em avião da FAB e chegou a Brasília por volta de 15h, quando uma equipe da UOPA, acionada pela Central Nacional de Capitação de Órgãos, aguardava a comitiva na Base Aérea de Brasília. De lá, o órgão seguiu com a equipe médica no helicóptero do Detran direto para o Instituto do Coração do HFA (Hospital das Forças Armadas), num vôo que durou cerca de cinco minutos.

Para o chefe da UOPA, Marcus Marinho, é uma viagem que emociona muito. “É um dos trabalhos mais gratificantes que fazemos, porque sabemos que essa é uma oportunidade de alguém continuar vivendo. A gente faz isso com muito prazer”. Neste vôo, a tripulação do sentinela foi composta pelo comandante Sérgio Alexandre, o co-piloto Bruno Avelar e o tripulante operacional Fernando Garrido.

O trabalho do Detran-DF no transporte de órgão não se restringe ao âmbito do DF. A aeronave também já auxilia a Secretaria de Saúde (SESDF) na captação de órgãos em outras localidades, a exemplo de Goiânia.  Nesses dois anos de parceria, o Departamento já auxiliou no transporte de 26 órgãos, entre coração, fígado, rins e córnea.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; 9964-0905

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo