nutricionista explica que, na hora da compra, o ideal é escolher os frutos
firmes, de cor uniforme e com espinhos inteiros. “Ele pode ser armazenado em temperatura ambiente, mas logo os frutos murcham e ficam amarelados, podem mantidos na geladeira por no máximo três dias”, diz.
A nutricionista ressalta que a melhor maneira de consumir maxixe é comer o fruto cru, podendo ser utilizado no preparo de sucos (apenas retire a casca) ou cortado em rodelas e preparado com outras saladas (como tomate e cenoura, por exemplo).
A quantidade recomendada, de acordo com cada pessoa, é de 2 a 3 frutos ao dia.
Inspire-se com 5 receitas com maxixe para, quem sabe, inclui-lo na sua alimentação.
1. Picles de maxixe
Ótima opção para quem gosta de aperitivos, para fazer este picles, além do maxixe, você usará vinagre de arroz, açúcar, sal, pimenta-do-reino, alecrim e pimenta de cheiro. Confira todos os detalhes da receita aqui.
2. Vinagrete de maxixe, jiló e cebola roxa
Uma maneira de inovar na hora de servir vinagrete! Você usará cebola roxa, jilós em rodelas finas, maxixe também em rodelas finas, além de limão, azeite e cheiro-verde para temperar.
3. Maxixe refogado com quiabo
O preparo é fácil, leva cerca de 20 minutos, e o rendimento é de 4 porções. Além de quiabo e maxixe, você usará cebola, alho, azeite, urucum, sal, limão, coentro e água.
4. Maxixe com carne seca
A dica, para começar, é lavar os maxixes, um a um, na água corrente com auxílio de uma escovinha, retirar as extremidades, cortar ao meio e fatiar. O preparo é fácil, mas garante um prato diferente e cheio de sabor. Confira a receita completa aqui.
5. Pescoço de peru com maxixe
Um prato totalmente diferente. Você usará pescoço de peru, maxixe, agrião, alho, cebola, vinho tinto, óleo ou azeite para refogar, salsinha, cebolinha e sal. 
O maxixe é, enfim, um ótimo ingrediente para quem gosta de fazer pratos diferentes na cozinha.
Por fim, a nutricionista destaca que não existem contraindicações no consumo de maxixe.Agora que você já conhece algumas receitas, as formas mais indicadas de consumo e os benefícios do maxixe, vale a pena experimentar!