Link shot ADS Money

quinta-feira, 30 de março de 2017

Tudo o que deve saber para viagem internacional

 dicas para viagem internacional


DOCUMENTAÇÃO
  •  Passaporte válido e com NO MINIMO 6 meses para o final da validade, ou no caso de viagens para a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, também é aceita como documento de viagem a carteira de identidade civil (RG).
  • Para o Canadá existe uma burocracia diferente. Confira mais no post: A partir de 1º de maio Brasileiros não precisarão mais de visto para o Canadá
  • Para viagens de menores de 18 anos, quando realizadas sem a companhia de um ou ambos os pais, exige-se, além do documento de viagem, a apresentação de autorização judicial.
Para mais informações: www.portalconsular.mre.gov.br

VISTOS
As exigências para a obtenção de um visto são mais ou menos as mesmas para a maioria dos países
  • passaporte válido (geralmente com validade mínima de seis meses),
  • fotos,
  • preenchimento de um formulário
  • pagamento de uma taxa.
  • Para alguns países, a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela é necessária para se obter o visto.

 Viagens internacionais com menores de idade

 A Polícia Federal não é responsável por autorizar embarque internacional de menores, que só poderão viajar com autorização judicial ou emitida pelos pais. Assim, menores brasileiros que viajam ao exterior sozinhos ou na companhia de apenas um dos pais ou responsáveis devem apresentar autorização de viagem de acordo com o modelo que pode ser obtido no link Clicando aqui.
Caso não seja possível apresentar autorização de acordo com esse modelo, deve-se procurar a Vara da Infância e Juventude da localidade do embarque para que seja autorizada judicialmente a viagem do menor. Nessas hipóteses, será necessária a apresentação à Polícia Federal da autorização de viagem, ainda que no momento do check-in perante as companhias aéreas estejam presentes os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.

Autorização emitida fora do país
Em casos de autorizações emitidas no exterior, deverão ser ressaltadas as orientações das respectivas repartições consulares brasileiras, observando-se o modelo disponível no site www.portalconsular.mre.gov.br. Nas hipóteses em que a autorização apresentada não for considerada válida pela Polícia Federal, os interessados poderão apresentar nova autorização válida ou judicial.

Resultado de imagem para passaporte tumblr
EMBARQUE
Para vôos internacionais, você deve se apresentar no balcão da companhia aérea no mínimo duas horas antes do horário de embarque. Antes de embarcar, registre no Receita Federal do aeroporto seus eletrônicos e guarde o documento que lhe fornecerem. Pois esse será seu comprovante de que o aparelho em questão já lhe pertencia ao embarcar e que, portanto, não poderá ser tributado na volta.

Check-in
Chegando ao aeroporto, a primeira coisa a fazer é apresentar-se no balcão da companhia aérea, mostrando sua passagem e o passaporte. Você receberá um cartão de embarque com o número de voo, poltrona, horário e portão pelo qual embarcará. Guarde-o com carinho, junto com o passaporte, pois, sem eles, você não toma o avião!

Bagagem
Terminado o check-in, a bagagem que você desejar mandar despachar (e não ficar carregando pelo aeroporto) será despachada e você só irá recebe-la no seu destino. Quando a bagagem e despachada é colado nela um tíquete com o destino e o número de registro. Mas também e bom que você coloque seus dados em um cartão e coloque tanto dentro quanto fora da mala, ou amarrado no zíper ou colado com fita. Você receberá um canhoto desse tíquete que a companhia aérea colocou na sua bagagem, que poderá ser exigido no aeroporto de destino e será necessário para recuperar sua bagagem em caso de extravio.

Todas as companhias aceitam que o passageiro carregue, para dentro do avião, uma mala pequena – a bagagem de mão. Nela você deve colocar tudo o que for de valor (tanto documentos quanto objetos e jóias), o que for quebrável, como sua máquina fotográfica, e o que possa ser útil durante a viagem ou no desembarque: um casaco se estiver indo para um lugar frio, um nécessaire com escova de dente, pasta, um perfume, um creme, um livro, e pelo menos uma muda de roupa para o caso de extravio de bagagem, medicamentos que possam ser necessários durante o vôo, uma caneta, caderneta de anotações etc.
Atenção: não coloque nenhum objeto perfurante (nem mesmo um canivetinho suíço) na bagagem de mão, assim como sprays.
Resultado de imagem para passaporte tumblr

DESEMBARQUE
Serviço de imigração
Todo passageiro que chega a um país por via aérea passa pelo serviço de imigração. Em alguns aeroportos, essas formalidades tomam um bom tempo; os policiais irão lhe fazer (normalmente) as seguintes perguntas:
  • Quanto dinheiro você tem em mãos;
  • Quanto tempo pensa em ficar no país;
  • Que lugares pensa em visitar;
  • Se tem emprego no pais de origem (no caso o Brasil);
  • Aonde pretende ficar, o nome do hotel, bairro ou nome da pessoa que pretende visitar e endereço.

Alfândega
Sua condição de turista estrangeiro não o livra da alfândega de outros países. Na maioria dos aeroportos do mundo, há na alfândega duas saídas: “nada a declarar” (verde) e “bens a declarar” (vermelho). Em inglês, nothing to declare e goods to declare.
A legislação de cada país é diferente com relação ao que se pode levar e com o que se pode sair de seu território. São comuns restrições a valores altos em dinheiro vivo e grandes quantidades de bebidas alcoólicas e tabaco.
 
Agora que você sabe o que te espera. Relaxe, leia um bom guia de viagem sobre o país que você pensa em visitar, relaxe e divirta-se.

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo