Multas podem auxiliar na localização de veículos furtados, roubados ou clonados
 De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), nos dois primeiros meses deste ano, 110 veículos furtados, roubados ou clonados foram recuperados no Distrito Federal. Em todo o ano passado foram 597 veículos localizados. A recuperação desses veículos ocorre, principalmente, nas ações integradas entre o Detran e os demais órgãos de segurança pública, nas operações de fiscalização de trânsito e durante as vistorias de veículos.
  As notificações de autuação relativas ao cometimento de infrações são instrumentos importantes para o monitoramento dos veículos furtados, roubados ou clonados. Na notificação constam informações como o dia, o horário e o local do cometimento da infração, o que permite aos órgãos fiscalizadores o monitoramento desses veículos e, consequentemente, a localização. A multa é um dos meios que possibilita identificar os locais por onde esses veículos trafegam.   
 De acordo com a Lei Distrital nº 2.492, a partir do momento que é registrado o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, o veículo furtado/roubado fica na condição de alerta no sistema do Detran. Essa informação é lançada pela própria Polícia Civil assim que efetua o B.O e, a partir do registro da ocorrência, o proprietário não responde pelos débitos ou multas do veículo, pois as infrações registradas, enquanto constar a situação de alerta, serão canceladas.
 Pontuação na CNH
Em relação ao valor da multa, não é necessário tomar nenhuma providência, pois o sistema não gera a cobrança. No entanto, quanto à pontuação na CNH relativa à infração, cabe ao proprietário do veículo, ao receber a notificação da autuação e dentro do prazo definido para identificar o condutor infrator, informar ao Detran a condição do veículo, evitando assim que os pontos sejam lançados. 
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; 9964-0905
facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/