Nem só de pão — de trigo — vive o homem. Existem diversas variedades de farinhas, que podem ser encontradas no Eleve Mercado Saudável Pães, massas, bolos, biscoitos, brownies... A farinha está presente em várias receitas e é muito popular na alimentação. As mais conhecidas são feitas de trigo ou de mandioca, mas as possibilidades são inúmeras. O Eleve Mercado Saudável (708 Norte), por exemplo, oferece cerca de 20 variedades. Tem até farinha de maracujá! Elas podem ser fabricadas a partir de frutas, castanhas, grãos, sementes e legumes.
Uma das vantagens das farinhas é que, por serem trituradas, elas são digeridas de maneira mais fácil, proporcionando uma maior absorção dos nutrientes. Elas também fornecem uma boa quantidade de fibras (exceto as refinadas), que reduzem o índice glicêmico dos alimentos, ajudam a regular o colesterol, prolongam a saciedade e contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Cada tipo traz diferentes benefícios para a saúde e muitos são livres de glúten. Mas o argumento saudável não é um passe livre. A farinha é um alimento calórico, ótimo para fornecer energia, e deve ser consumido com moderação.
Experimentar outras farinhas também é uma forma de encontrar novos sabores e usar a criatividade na cozinha. Elas podem transformar uma receita tradicional e serem bons acompanhamentos, podendo incrementar sobremesas, iogurtes, saladas, vitaminas, sucos, mingaus, empanados, granolas, panquecas, entre outras nutritivas e deliciosas opções. Saiba mais sobre algumas farinhas disponíveis no Eleve.
1) Farinha de banana verde

Quando está verde, a banana tem uma grande quantidade de amido resistente, que funciona como fibra alimentar. Nesse estágio, ela também apresenta baixo teor de açúcares e é rica em flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e atuam na proteção da mucosa gástrica. Como o sabor da banana verde não é agradável, consumi-la na forma de farinha é uma ótima alternativa.
2) Farinha de batata-doce

A batata-doce é uma queridinha das dietas, por ser um carboidrato de menor índice glicêmico, ou seja, ele é liberado devagar na corrente sanguínea e não aumenta de forma brusca os níveis de glicose. Ela também é fonte de vitamina A e C.
3) Farinha de berinjela

É conhecida por auxiliar no controle dos níveis de colesterol. Contém flavonoides com efeito antioxidante, vitamina C, niacina (também conhecida como vitamina B3, importante para o metabolismo celular e a desintoxicação) e elevado teor de fibras.
4) Farinha de castanha-do-pará
É fonte de boas gorduras, proteínas e antioxidantes. Ela se destaca pelo alto teor de selênio, um mineral com diversas propriedades, entre elas fortalecer o sistema imunológico e ajudar na regulação da glândula tireoide.
5) Farinha de centeio

Nessa lista, essa é a única que contém glúten, mas ainda em quantidade menor do que as farinhas de trigo e de aveia. Também fornece carboidratos complexos, que são digeridos lentamente, e outros elementos benéficos, entre eles potássio, magnésio e ferro.
6) Farinha de chia

Ela é rica em diversos nutrientes, como cálcio, proteína e ácidos graxos. Um dos principais é o ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a controlar a pressão arterial e é benéfico para o sistema circulatório, pois dificulta a formação de coágulos sanguíneos. Também contém fibras solúveis que formam um gel no estômago e prolongam a saciedade.
 7) Farinha de linhaça

Destaca-se pela presença de lignana, substância que auxilia na prevenção do câncer, especialmente o de mama. Assim como a chia, ela é rica em ômega 3.
8) Farinha de maracujá
Traz a vantagem de utilizar a casca do maracujá, que geralmente é desperdiçada. A casca tem alto teor de pectina, uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel no estômago. Ele absorve açúcares e gorduras e não é digerido, sendo eliminado pelo organismo e, portanto, auxiliando no emagrecimento. A casca também fornece vitamina B3, ferro, cálcio e fósforo.
9) Farinha de quinoa
Tem elevado valor nutricional, fornecendo proteínas, vitaminas B1, B2, B3 e B6 e minerais, como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio.

Serviço
Eleve Mercado Saudável
Endereço: 708/709 D Loja 7 - Asa Norte, Brasília - DF
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, das 8h às 18h
Telefone: 3045-0707 / 3024-9221
Facebook: https://www.facebook.com/elevemercadosaudavel
Instagram: https://www.instagram.com/eleve_ms