quarta-feira, 1 de março de 2017

Sentinela transporta coração para transplante

Em dois anos, o Detran auxiliou a Secretaria de Saúde na captação de 14 corações
Nessa terça-feira (28), o Detran-DF, por meio de sua Unidade de Operações Aéreas (UOPA), auxiliou em mais um transporte de órgão. Dessa vez, foi um coração que veio de Rondonópolis (MT) num avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O órgão chegou a Brasília por volta das 17h50. O helicóptero Sentinela do Detran, acionado pela Central Nacional de Captação de Órgãos, já aguardava a equipe médica. O voo
​​​ até Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), durou aproximadamente cinco minutos. A tripulação foi composta pelos Comandantes Sérgio Dolghi e Fábio Henrique e pelo tripulante operacional Fernando Avelar.
Esse foi o 14° coração transportado no período de dois anos. Desde fevereiro de 2015, por meio de um acordo de cooperação técnica, o Detran e a Secretaria de Saúde do DF firmaram uma parceria para proporcionar mais agilidade ao trabalho das equipes de transplantes do Distrito Federal.
Nesse sentido, o Departamento de Trânsito disponibiliza viaturas e a aeronave para o transporte. Em contrapartida, a SESDF oferece o treinamento de primeiros socorros aos agentes de trânsito, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visando à capacitação dos profissionais nos procedimentos adequados em casos de acidentes.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; 9964-0905
facebook.com/detrandf


imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo