Deputada alerta para pesquisa sobre crescimento da depressão  na população
O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira (7), foi marcado no Distrito Federal por uma sessão solene, no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), em cerimônia presidida pela deputada Celina Leão (PPS). “A saúde no DF está um caos. Em dois anos de situação de emergência, a área foi sucateada. E mesmo que não tenhamos nada o que comemorar é importante homenagearmos aqueles que lutam para que ainda exista o mínimo de dignidade nos hospitais e postos de saúde, que são os profissionais multidisciplinares da área da Saúde e que façamos uma reflexão”, ressaltou a parlamentar.
Celina disse ainda que Saúde não se faz somente com médicos. “Mas com uma equipe de diversos profissionais comprometidos e dedicados, como os que existem no Distrito Federal. Parabéns a todos vocês!”, comemorou a deputada, invocando que é por meio de uma saúde de qualidade que garantiremos longevidade.

A parlamentar comentou o tema da comemoração deste ano: a Depressão, campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), que fala sobre esse transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. “A iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências”. Celina enfatizou um dado: de acordo com pesquisas, entre 1990 e 2013, o número de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade aumentou quase 50%. Portanto, passou de 416 milhões para 615 milhões. E o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com a OMS.
“Entretanto, mais mulheres são afetadas pela depressão que homens”, destacou a Procuradora Especial da Mulher na CLDF, Celina diante da pesquisa.
Participaram da cerimônia profissionais de diversas áreas, entre eles médicos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assim como a presidente do Conselho de Farmacêuticos do DF, Gilcilene Maria dos Santos; o presidente do Conselho de Odontologia do DF, Samir Najjar; a presidente do Conselho Regional de Psicologia do DF, Vanusa Sales, o vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região, Danilo Mantovani, e o presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Felipe Bayma,. Foram entregues 90 moções de louvor.
Ao final da cerimônia a presidente do Conselho de Farmacêuticos do DF, Gilcilene Maria dos Santos, fez um apelo à deputada Celina Leão, para que ela, como legisladora, auxiliasse os farmacêuticos na ampliação de serviços em prol da população. Celina lembrou que nesta semana, apresentou o Projeto de Lei 1.521/2017, que dispõe sobre os serviços e procedimentos farmacêuticos permitidos às farmácias e drogarias no âmbito do DF. “Entre os serviços as farmácias e seus respectivos profissionais ficam autorizados a serviços como aplicação de vacinas e demais medicamentos, testes de saúde, acompanhamento farmocoterapêutico de pacientes e ações de rastreamento e educação em saúde, entre outros”, exemplificou a parlamentar, o que foi comemorado pelos profissionais.
Ascom da deputada Celina Leão
 fotos: Rinaldo Morelli/CLDF