Especialista explica método eficaz para que os pequenos se desinteressem pelo uso


 Mesmo sendo uma aliada, a chupeta pode trazer alguns problemas para as crianças, deixando os pais ficam sem saber a hora certa de tirar o objeto dos pequenos. A Odontopediatra Ianara Pinho aconselha os pais sobre o uso exagerado do objeto e os problemas trazidos com o tempo. “Ela interfere em muitos aspectos da saúde bucal dos bebês, altera a formação óssea, tornando o céu da boca mais estreito e profundo. Os dentes tornam-se mal posicionados e isso interfere na respiração, na alimentação, na mastigação e na fala”.
A doutora considera que a idade limite para o uso da chupeta é até os dois anos, visto que após essa fase os danos causados tornam-se mais difíceis de serem tratados. Com a dificuldade apresentada por muitos pais a especialista tem usado uma técnica, que na maioria dos casos, tem resultado positivo.
O método usado é simples e exige paciência. No primeiro dia a mãe deve pegar a chupeta da criança e discretamente fazer um furo bem pequeno no bico, sem ela perceber. Nos dias seguintes aumentar o furo até a criança achar desconfortável fazer a sucção da chupeta. “Com esse método os pequenos deixam de fazer o uso ou pedem para os pais trocarem a chupeta por uma nova. Se isso ocorrer é aconselhável usar de artifícios psicológicos para os pequenos perderem o interesse no objeto. No geral temos bastante resultado com essa técnica”, finaliza Ianara.
 Corpo Clínico
Ianara Pinho é Cirurgiã Dentista formada pela Universidade de Brasília – UnB. Pós Graduação Latu Sensu em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia - ABO-DF.
 Serviço:
Ianara Pinho Odontologia
Rua 7 Norte, Lotes 3, 5 e 7, Loja 21, Max Mall, Águas Claras
www.ianarapinho.odo.br