Dermatologista Ricardo Fenelon Aponta os Sintomas e Explica Como Prevenir e Deixar a Pele Hidratada Durante a Estação

Com a chegada do inverno, as temperaturas ficam mais baixas e a umidade do ar é menor. Nessa época, é comum o aparecimento de problemas de pele como: caspas, alergias, vermelhidão, coceira, descamação, ressecamento, entre outros sintomas que necessitam de cuidados redobrados. Em Brasília, o clima seco e frio costuma logo a dar sinais na pele. “É comum que nessa época as pessoas tomem banhos mais quentes e demorados, o que diminui a proteção da pele, deixando-a mais sensível e suscetível a doenças”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon.
A oleosidade natural da pele é importante para proteger o corpo do frio, da penetração das bactérias, fungos, vírus, poluentes do ar e do contato com fatores que podem causar alergia como poeira, mofo e fibras de tecidos. Beber muita água e comer alimentos como frutas e verduras contribuem para uma pele saudável. O uso de cremes em todo o corpo também ajuda – e muito – na hidratação, principalmente evitando a aparência esbranquiçada.
Uma dica é usar substâncias como óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina. São soluções caseiras que podem perfeitamente substituir cremes e loções industrializadas. Mesmo com as baixas temperaturas, é importante usar filtro solar, pois neutraliza os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, principais causadores de câncer de pele.
Doenças de inverno:
- Dermatite seborreica: É necessário ficar atento com o aparecimento de placas avermelhadas descamativas ou descamação esbranquiçada no couro cabeludo (caspa), supercílios, região central do rosto e tórax. O excesso de oleosidade nas regiões do corpo onde existe maior concentração de glândulas sebáceas é o principal sintoma da dermatite seborreica. É uma doença inflamatória da pele não contagiosa. Entre os sintomas está a intensa produção de oleosidade, descamação e coceira. Com medicamentos aplicados na pele e no couro cabeludo é possível tratar o problema.
Como evitar/controlar:
- O uso de xampu anticaspa ajuda a amenizar o problema;
- A dermatite seborreica pode ser piorar em quem usa bigodes e barbas;
- Evite usar perfumes, cremes e sabonetes muito perfumados.
- Dermatite atópica (ou eczema atópico): É uma alergia crônica, sendo comum em crianças, que ocorre pela falta ou deficiência de hidratação do organismo. O principal sintoma é a coceira e lesões na pele. Na infância as lesões são avermelhadas e escamam, normalmente nas bochechas, braços e pernas. Nos adolescentes e adultos, aparecem nas áreas de dobras da pele, como atrás dos joelhos, pescoço e braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escura. O tratamento adequado com corticóides, cremes hidratantes, sabonetes especiais e antialérgicos podem controlar e combater o ressecamento, reduzindo a inflamação e o reaparecimento dos sintomas.
Como evitar/controlar:
- O banho deve ser morno para frio, com uma duração média de 5 a 10 minutos;
- Nas crises, reduza as atividades físicas que provocam muita sudorese;
- Evite usar muito sabão em pó e amaciantes para lavar a roupa e faça dois enxágües.
 DERMATOLOGISTA RICARDO FENELON
CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF
Tel.: (61) 3326.2213
clinicafenelon@terra.com.br