Reconhecida como berço da cultura goiana e considerada a Atenas de Goiás, a cidade de Pirenópolis está situada a 130 quilômetros de Águas Lindas e a 120
quilômetros de Goiânia.  A pequena cidade do interior de Goiás foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1990, conserva a arquitetura das edificações antigas e também oferece opções de lazer e ecoturismo em seus morros e cachoeiras.
Todos os finais de semana, a cidade recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que encontram ali, a estrutura necessária para descanso e diversão. Os brasilienses representam a maioria dos visitantes que lotam as pensões, bares, restaurantes, ruas e áreas de camping da cidade.
A assistente social Glória Maria, moradora de Brasília, diz que tem como passeio preferido nos finais de semana o município de Pirenópolis. “Sempre visito Pirenópolis com a família. O passeio pelas ruas de pedras da cidade nos proporciona tranquilidade e nos permite contemplar as paisagens incríveis com os antigos casarões”, afirma Glória.
Entre os atrativos turísticos naturais da cidade estão a Serra dos Pirineus e as cachoeiras dos Dragões, do Coqueiro, de Nossa Senhora do Rosário e das Andorinhas. E para os visitantes que desejam conhecer a cultura local, Pirenópolis tem entre os destaques os casarões e igrejas históricas, as cavalhadas e a Festa do Divino Espírito Santo.
A paulista Michele Machado também ficou encantada com a visita ao município goiano. “Estou impressionada com as belezas deste lugar. A paz reina em Pirenópolis e durante o passeio podemos conhecer as festas, as obras de artesanato e as manifestações religiosas da cidade”, disse Michele.
Um pouco da História
Conhecida como um centro urbano muito importante nos séculos XVIII e XIX pela extração de minerais preciosos, como o ouro, Pirenópolis é uma das primeiras cidades do Estado de Goiás. O município preservou as tradições e manifestações culturais do período colonial, a arquitetura dos casarões e igrejas do século XVIII e a hospitalidade de seu povo que encanta os visitantes.
O turismo na cidade está crescendo nos últimos anos e atrai cada vez mais os públicos nacional e internacional, que encontram na cidade uma grande diversidade de atrativos turísticos, como a sua beleza natural, a gastronomia e a riqueza cultural.