Publicação da ANTP inclui projeto como uma das boas práticas no trânsito realizadas nos últimos 20 anos
O projeto Cine Detran, criado pela Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, foi citado no livro “Mobilidade Humana para um Brasil Urbano” da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A publicação da ANTP é uma análise do que aconteceu nos transportes, trânsito e mobilidade urbana no Brasil nos últimos 20 anos, citando 150 experiências consideradas boas práticas para mobilidade que foram aplicadas nas cidades brasileiras.

 O livro, elaborado por especialistas nas áreas de trânsito e transporte, destaca o Cine Detran como uma iniciativa contemporânea, apontando que os programas e projetos educativos não devem se restringir a processos formativos relativos à condução de veículos, mas devem contemplar os demais usuários da via para se obter um trânsito sustentável e reduzir os acidentes.  “A educação de trânsito precisa, de um lado, apresentar os benefícios de se pedalar com segurança, caminhar e usar o transporte coletivo. De outro, informar a todos, inclusive eventuais futuros condutores, sobre os malefícios do padrão de mobilidade urbana centrado no uso excessivo do automóvel”, afirma a publicação.

 Cine Detran
Lançado em maio de 2016, o Cine Detran é voltado aos estudantes do ensino médio e professores da rede pública do DF, com o objetivo de estimular o debate sobre a mobilidade urbana e a segurança viária. No ano passado, o Detran fez seis exibições do premiado documentário “Bikes vs Cars”, produzido pelo jornalista, autor e diretor sueco, Fredrik Gertten. 

O projeto atingiu 2.828 espectadores de vinte e duas escolas públicas, que puderam avaliar o trabalho. Cerca de 90% deles atribuíram nota igual ou superior a oito. A partir do próximo mês, o Detran iniciará nova edição do projeto com a expectativa de atingir mais de 10 mil estudantes.

 Acesse aqui o livro Mobilidade Humana para um Brasil Urbano.

​​​Detran fará alterações em Águas Claras
Na manhã desta quinta-feira (13/07), o Detran-DF, o DER, a Novacap e a Administração Regional de Águas Claras deram início às obras de alteração no balão da Araucárias.

Os condutores que buscam acessar a Avenida Araucárias pela Rua Copaíba ganharão mais uma faixa de circulação. As obras de ampliação do número de faixas na rotatória da Araucárias serão o início de uma série de intervenções previstas para a cidade de Águas Claras, que​ ​visam​ ​melhorias na circulação e fluidez do trânsito.

Segundo o Diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o setor escolheu o mês de julho​​ ​para fazer as mudanças, devido as férias escolares, período em que ocorre uma redução no fluxo, diminuindo assim os transtornos que podem ser causados aos usuários da via. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de julho.