O governador Rodrigo Rollemberg participa, neste sábado (8), às 11h, da comemoração dos 60 anos da fundação do Hospital Juscelino Kubistchek de Oliveira (HJKO). O conjunto arquitetônico do HJKO integra o patrimônio histórico do Distrito Federal e do Brasil. O evento vai acontecer no Museu Vivo da Memória Candanga.


Primeiro hospital de Brasília, criado para atender aos trabalhadores da construção civil, o HJKO foi fundado em 6 de julho de 1957 e desativado em 1974. Construído em apenas 60 dias e edificado em madeira, o hospital estava localizado entre os três principais acampamentos de pioneiros: Cidade Livre (Núcleo Bandeirante), Lonalândia (Candangolândia) e a invasão do IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários).

Desde 1990, ali funciona o Museu Vivo da Memória Candanga, marco fundamental para a memória social do Distrito Federal. O acervo do Museu é composto pelas edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital, distribuído pela exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, que narra a história de Brasília desde os primórdios de sua construção até sua inauguração em 1960.

Serviço: Comemoração dos 60 anos da fundação do Hospital Juscelino Kubistchek de Oliveira (HJKO)
Horário: 11h
Local: Museu Vivo da Memória Candanga