Recentemente o administrador regional Paulo Silva e a assessora técnica Andréa Santos
O Jornalista e artista Plastico Skartazini mostra o projeto ao Adm: Paulo Silva
visitaram o ateliê do artista plástico e jornalista Élton Skartazini, para ver o quadro 'Samambaia 1989', desenhado a 25/10/1989, dia de criação da cidade. Esse quadro originou o projeto Grande Quadro, focado na história, geografia, estatística e arte da RA XII/DF, mostrada como parte significativa do processo de povoamento e evolução social, econômica e cultural, do Distrito Federal e Entorno.

O convite para essa ocorreu em junho, quando Skartazini foi à Administração Regional solicitar incremento governamental para esse projeto que registra, arquiva e disponibiliza textos, fotografias e quadros, bem como recebe visitas agendadas e realiza exposições multimídia. "O Grande Quadro é de pública, cabendo ao Estado preservá-lo, ampliá-lo e mantê-lo acessível", argumenta o artista.

Inspirado no pensamento de Leon Tolstoi, 'fale de sua aldeia e estará falando do mundo', se realizou as exposições: 'Samambaia vai a Taguatinga' (1997); 'à Câmara Distrital' (2001); 'à Câmara Federal' (2003); 'ao Teatro Nacional' (2004); 'O Distrito Federal vem a Samambaia' (2005); 'Samambaia vai ao CONIC' (2015). Formou-se acervo necessário para estudantes, professores, empresários, artistas, comunicadores e agentes governamentais, em busca de informações.

A proposta agora é que se faça uma organização metodológica desse acervo, em forma de livro, com versão impressa e virtual. Que o conteúdo seja disponibilizado, à sociedade em geral, em ambiente público. Com isso Samambaia terá ampliada, preservada e difundida sua memória, de modo orgânico e atraente, contribuindo para a formação dos cidadãos e o desenvolvimento regional.
Por: Skartazini Arte e Comunicação