Infertilidade masculina não deve ser confundida com falta de potência sexual, alertam especialistas

 Cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são atribuídos ao homem
  O Dia dos Pais pode ser um motivo de aflição para muitos homens que não conseguem ter filhos. A infertilidade masculina ainda é encarada como um tabu para a maioria dos homens, que a confundem com falta de virilidade ou de potência sexual. Os especialistas em Reprodução Humana conscientizam a população que a infertilidade masculina está relacionada a problemas na qualidade e quantidade dos espermatozoides, não devendo ser confundida com disfunções sexuais.
 De acordo com a Academia Americana de Medicina Reprodutiva, a infertilidade conjugal é caracterizada como a situação em que um casal, após um ano de tentativa, tendo vida sexual ativa e sem usar medidas anticoncepcionais, não consegue obter uma gravidez. "Cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos o problema é resultado de uma combinação de fatores  em ambos os parceiros", explica o  médico Vinicius Medina Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum.
 Infelizmente muitos homens ainda associam, equivocadamente, a infertilidade à falta de virilidade ou de potência sexual; mas a infertilidade é causada por deficiências na qualidade ou quantidade dos espermatozoides", esclarece o andrologista Eduardo Pimentel, que integra a equipe médica do Instituto Verhum. 
 Principais causas
 Embora uma das causas mais comuns da infertilidade nos homens seja a varicocele, doença que acomete os vasos testiculares, os hábitos de vida e os fatores ambientais são também grandes responsáveis pela saúde reprodutiva. O tabagismo é um vilão apontado pelos especialistas.
 O uso regular de álcool e drogas é um dos fatores que pode comprometer a fertilidade do homem. Consumidas cada vez mais precocemente, essas substâncias podem gerar alterações hormonais que afetam a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. “Muitas pessoas acreditam que há uma influência apenas nos casos de drogas pesadas, como a cocaína e ecstasy, o que é um erro. As drogas lícitas, como o álcool; e consideradas naturais, como a maconha, também podem afetar a capacidade reprodutiva do homem”, esclarece Eduardo Pimentel. Os anabolizantes também podem afetar a fertilidade. Além de provocar a queda da testosterona com consequente diminuição da produção de sêmen, o uso frequente de anabolizantes por jovens que frequentam academias em busca de aumentar a massa muscular pode causar disfunção erétil e atrofia dos testículos.
 As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) podem causar danos sérios no aparelho reprodutor e são causas frequentes de infertilidade. A exposição a fatores ambientais (poluição, agentes químicos, solventes, pesticidas e alguns metais pesados) também é prejudicial à fertilidade.
 Ter uma alimentação saudável, manter o peso adequado, não fumar, beber com moderação, praticar atividade física regular, controlar o estresse e dormir bem são hábitos que ajudam a preservar a fertilidade masculina.
 Sobre o Instituto Verhum
 Referência nacional na área de Reprodução Assistida, o Instituto é dirigido pelos médicos Jean Pierre Barguil Brasileiro e Vinicius Medina Lopes. Para garantir atendimento integral aos casais inférteis, o serviço conta com uma equipe médica altamente qualificada nas especialidades de reprodução assistida, andrologia, ginecologia geral e obstetrícia, genética, ginecologia oncológica,  psicologia, ultrassonografia e endoscopia ginecológica. Desde sua fundação, há 11 anos, o Instituto já tem registrado centenas de bebês nascidos através de procedimentos de reprodução assistida, como a inseminação e a fertilização in vitro.
 Com sede localizada no Lago Sul, em Brasília, o Instituto Verhum  tem unidades de atendimento também na Asa Norte e Asa Sul e aposta no atendimento humanizado através de um ambiente acolhedor e uma equipe multidisciplinar atenta a todos os detalhes, para transmitir confiança, segurança e discrição. O serviço investe no que existe de mais atual e seguro nos tratamentos de reprodução humana, com equipamentos de última geração, aliando os conceitos de modernidade e inovação.
 Carol Campos
Assessoria de Imprensa
(61) 98239-2806
Site: www.carolcampos.com.br