domingo, 13 de agosto de 2017

Plano +Bike vai ampliar o uso da bicicleta

Detran prevê intensificação de ações educativas para garantir a segurança do ciclista


O trabalho do Departamento de Trânsito do Distrito Federal em prol da segurança do ciclista ganhou mais um reforço: o Plano de Ciclomobilidade de Brasília, o +Bike. Lançado pelo governador Rodrigo Rollemberg, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), o plano prevê a ampliação de ciclovias, integração com outros transportes e mais bicicletas públicas em Brasília.
Como parte do lançamento do +Bike, o governador inaugurou um dos cinco novos pontos de bicicletas compartilhadas na UnB e reforçou sua preocupação com um trânsito seguro. “Temos hoje o menor número de mortes no trânsito, mas ainda não estamos satisfeitos. Enquanto houver uma única morte, estaremos trabalhando para ter mais civilidade no trânsito", afirmou o governador. 
O secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, afirmou que as vantagens do sistema incluem a melhoria da saúde da população e um trânsito mais fluído. “Queremos mudar os paradigmas, ser referência em respeito ao ciclista e incentivar ao máximo o uso desse meio”, disse ele.
Segurança dos ciclistas
Como está prevista a instalação de três mil paraciclos e dez bicicletários no DF, inclusive com a integração dos diversos modais de transporte, haverá um significativo aumento no número de ciclistas compartilhando as vias. Desta forma, cresce a preocupação do Detran com a segurança de quem transita de bicicleta pelas ruas de Brasília.

"A integração das ciclovias vai trazer mais segurança aos ciclistas, que poderão transitar de forma mais segura sem precisar dividir a via com os carros. Por outro lado, com o estímulo ao uso da bicicleta, teremos mais pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte, exigindo uma convivência harmoniosa e integrada no trânsito", enfatizou o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.
O Detran já realiza diversas campanhas educativas voltadas para ciclistas e motoristas e vai intensificar ainda mais esse trabalho, estimulando a convivência civilizada no trânsito e alertando os motoristas sobre o respeito à regras de trânsito que visam proteger o condutor da bicicleta.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/


imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo