Mais de 30 mil pessoas atendidas em três dias e quase 9 mil autorizações emitidas pela internet no fim de semana
As equipes de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) se desdobraram para atender os 31.745 usuários que procuraram os serviços da autarquia nos postos de atendimento próprios e nos do Na Hora, entre a quinta-feira (31) e o sábado (2). Somente na sexta-feira (1º), foram atendidos 17.150 usuários - mais que o triplo da média diária normal de atendimentos presenciais, que gira em torno de cinco mil em todas as unidades do DF. No sábado (2), os postos do Detran no Na Hora registraram 2.218 atendimentos.

Até o momento, também foram emitidas por meio do site do Detran 25.014 autorizações provisórias. O Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo é um documento com validade de 30 dias, disponibilizado pela internet ao proprietário que já quitou todos os débitos e cujo veículo já se encontra devidamente licenciado. Com ele, o cidadão pode aguardar a entrega do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) 2017 pelos Correios, na sua residência, evitando que ele tenha que se dirigir a um posto de atendimento para imprimir o documento.

Para amenizar os transtornos causados pela corrida aos postos de atendimento, o Detran reforçou o pessoal da linha de frente e investiu em impressoras mais rápidas na emissão de documentos. A direção-geral do Detran-DF agradece o empenho e a dedicação dos servidores e dos órgãos parceiros que vêm colaborando para que a população seja atendida sem maiores prejuízos.

Fiscalização

De acordo com o parágrafo único do artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro, "o porte do CRLV será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado". No entanto, como nem sempre é possível essa verificação por parte de todos os órgãos fiscalizadores, é aconselhável que todos os condutores portem o CRLV ou o Protocolo de Autorização Provisória a fim de evitar transtornos.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal