As atividades iniciam com uma grande blitz educativa no Eixo Monumental, a partir das 14 horas

Minha escolha faz a diferença no trânsito. Com este tema, a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade (SNT) será lançada, nesta segunda-feira (18), pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio de sua Diretoria de Educação de Trânsito. A abertura será às 14h30, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente, de 18 a 25 de setembro. O propósito é ampliar os meios de conscientização dos usuários das vias, promover a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável, discutir os avanços e desafios da legislação de trânsito e o papel dos agentes sociais, a fim de garantir um trânsito mais seguro e mais humano.

Atividades educativas
Com uma extensa programação, as atividades educativas da SNT começam com uma grande blitz inaugural no Eixo Monumental, próximo ao Palácio do Buriti, a partir das 14 horas desta segunda. O mote da operação será o uso do celular, fator de distração e risco ao volante.
As atividades continuam durante o dia com ações educativas de trânsito em escolas e instituições públicas e privadas. No Colégio Mafra, em Vicente Pires, o tema será Segurança no Trânsito, para crianças de 3 a 6 anos. Em Ceilândia, os estudantes do Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas terão uma palestra sobre Educação para a Vida.

No Jardim Botânico, o Detran atenderá mil crianças, em duas turmas de 500 estudantes cada, uma de manhã e outra a tarde, com atividades educativas de trânsito por meio da minicidade,  jogos, pintura de rosto e orientações sobre educação para a vida. E, no Setor Comercial Sul, será realizada a campanha Pessoas são mais importantes que carro. Voltada para usuários da via pública, a temática abordará estacionamento irregular.

Cine Detran
Durante toda semana serão desenvolvidas atividades educativas, com destaque ao respeito ao pedestre e a mobilidade urbana, por meio dos projetos Cine Detran e Cine Pedal Brasil. Ainda serão realizadas blitzes educativas e atividades abordando direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, celular no trânsito, álcool e direção, além da realização de cursos para pedestres e exposições.
As atividades serão realizadas em vias, escolas, parques ecológicos, Câmara Legislativa, Museu Nacional, SESC, faculdades e outras localidades. Os participantes receberão material educativo, a exemplo do código de trânsito, cartilhas com regras de circulação para ciclistas e pedestres, Jogo de memória, quebra-cabeças, tapa sol para painel de veículos, entre outros.O encerramento da Semana Nacional de Trânsito é propositalmente no Dia Nacional do Trânsito, instituído em 25 de setembro, data em que se comemora a criação do Código de Trânsito Brasileiro.