Começar a trabalhar o cérebro desde cedo é fundamental,o cérebro é uma das
partes mais complexas do corpo humano e das que mais atenção requer ao longo da vida. Por estar em constante mudança e ser o responsável por inúmeras funções do corpo humano, o cérebro precisa ser estimulado e mantido vivo.
Quem afirma é o médico e professor Facundo Manes, um dos especialistas que debateu a importância do cérebro num congresso levado a cabo pela Age UK (do Reino Unido) e pela AARP (dos Estados Unidos).
Para Manes, não trabalhar o cérebro ao longo da vida fará com que o órgão "morra cedo", algo que se pode espelhar facilmente num declínio cognitivo precoce e muitas patologias clínicas que diminuem a qualidade de vida e a saúde.
O especialista lista à BBC os 11 mandamentos para um cérebro saudável e ativo:
1 - Desafiar-se a atingir metas intelectuais, nem que seja ler um livro por mês;
2 - Dar valor à vida social, pois está cientificamente provado que a solidão leva à morte precoce;
3 - Dar valor às relações íntimas e cuidadas, dois fatores que favorecem a sensação de bem-estar;
4 - Conhecer os próprios sentimentos, as suas origens e efeitos. Segundo a ciência, a emoção facilita a consolidação de memória e que o nosso cérebro adora se lembrar dos momentos que nos emocionam;
5 - Ter pensamentos positivos... sempre;
6 - Dar valor à alimentação saudável, banindo todos os inimigos do cérebro, como as bebidas alcoólicas e o açúcar;
7 - Praticar exercício físico, pois está mais do que provado que não é só o corpo que beneficia da atividade, a mente também;
8 - Aprender um novo idioma, mesmo que leve algum tempo;
9 - Dormir bem e ter uma boa rotina de sono;
10 - Controlar a saúde, mantendo um peso saudável e fazendo regularmente exames médicos que avaliem o colesterol, os níveis de glicose no sangue, a vitamina B12 e o ácido fólico.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS NO FACEBOOK