Projeto da arquiteta e paisagista Marina Pimentel para a Casa Cor Brasília 2017
destaca a natureza no mundo contemporâneo
Totalmente inspirada no tema proposto pela Mostra Casa Cor Brasília 2017, Foco no Essencial, a arquiteta e paisagista Marina Pimentel projetou o Jardim do Chef, que pode ser visitado de 22 de setembro a 08 de novembro, no Lago Sul. Distribuído ao longo de 130 m², o projeto envolve todo o Espaço do chef e traz um toque de requinte, harmonia e aconchego a quem passa por lá, coisas que Marina acha essencial para a vida das pessoas.

Ela explica que fazer o projeto foi um tanto desafiador, afinal trazer um jardim para um local sombreado e árido não é uma tarefa simples: “Integramos o jardim ao projeto de arquitetura, para que o ambiente possa ser apreciado e vivenciado. Totalmente contemporâneo, mescla contrastes das linhas retas deste estilo com as formas e texturas orgânicas da vegetação. Com a predominância do verde, em variados tons, utilizamos 10 espécies cuidadosamente selecionadas”, explica ela. 

Outros tipos de vegetação como samambaia, palmeiras, cica, jasmim manga, liriope verde misturam-se às peças ornamentais geométricas, formando esculturas no jardim e proporcionando identidade ao estilo do espaço.  Destaque para o fundo de espelho, que surge entre as plantas, permitindo uma sensação de amplitude, sendo sobreposto pelos famosos cobogós, típicos de Brasília.

Funcionalidade
A funcionalidade também é um dos pontos fortes do projeto, com plantas que são capazes de purificar o ar, como é o caso da Palmeira Areca. “Conseguimos tornar o ambiente mais fresco e úmido, além, é claro, de trazer um sentimento de bem-estar. O paisagismo não pode apenas despertar o olhar, a ideia é fazer com que as pessoas vivenciem e contemplem essa experiência”, explica. 
O Jardim do Chef tem o propósito de aguçar os sentidos do visitante, seja pelo olfato, por meio do aroma do Jasmim Manga; pela audição, com o balanço das folhagens ao vento tocando umas às outras; e pela visão, através da nuance de cores e do formado das diferentes folhagens.

“Um convite para as pessoas ficarem um pouco mais, ao disponibilizar, mesmo em um ambiente fechado, a natureza em sua mais bela forma. É um jardim totalmente viável para se ter em casa, um local para receber amigos e vivenciar o frescor do verde ”, conta.
Uma parceria entre a arquiteta e paisagista Marina Pimentel e São Geraldo Acabamentos.

 Para saber mais:
Conectar o ser humano ao meio ambiente é uma das premissas do escritório CP Paisagismo, há mais de 20 anos no mercado. Com criações inovadoras e exuberantes os profissionais unem com maestria a arquitetura e o paisagismo homenageando as formas e as cores da natureza, sempre com sustentabilidade e criatividade. A simplicidade da natureza é a protagonista nos projetos paisagísticos contemporâneos e ao mesmo tempo atemporais, desenvolvidos por profissionais referenciados no País. Os resultados das paisagens enaltecem conceitos que contrastam entre rígido e o fluido, valorizando a presença do indivíduo em meio a formas e cores da natureza.
      Mariana Pimentel
Arquiteta, urbanista, paisagista e botânica, Marina Pimentel recria o verde de forma encantadora. Há 10 anos trabalhando exclusivamente com Paisagismo, ela é dona de uma criatividade ímpar. Talentosa, Marina mescla árvores e plantas, texturas e proporções sempre enaltecendo a beleza da natureza ao envolvê-la com o ser humano. Responsável por projetar condomínios, residências e edifícios comerciais, Marina já recebeu os prêmios Casa Cor e o 11º Prêmio Destaques da Engenharia Civil. Desde janeiro de 2014, ela ampliou o escritório CP Paisagismo saindo de Minas Gerais e criando a extensão brasiliense CP Paisagismo por Marina Pimentel.
Destak Comunicação