Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás promoveu a 4ª
edição da Caminhada do Outubro Rosa, na Avenida JK, com o tema “Vista esta Causa”, que tem como missão chamar a atenção das mulheres para a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. Os trabalhos referentes ao Outubro Rosa contaram também com ações da Secretaria de Saúde na rede municipal de atenção básica, que ofereceram palestras educativas e preventivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os temas menopausa, câncer de mama e câncer de colo de útero.

A Caminhada contou com a participação da população, das equipes de outros órgãos e Secretarias Municipais e de três mulheres que hoje são símbolos da luta contra o câncer de mama: a professora Jackeline Fernandes, a professora Walkiria e Antônia Neta, que estão superando a doença e atravessando com coragem todo o tratamento.
O vice-prefeito, Luiz Alberto Jiribita, participou de todo o trajeto ao lado de sua esposa, Maria Fábia. “A mensagem que deixamos foi de alerta para as mulheres de nossa cidade, para continuarem no combate do câncer de mama. Agradecemos a participação de todos da administração municipal e da população em geral. Agora, depois do Outubro Rosa, vem aí o novembro azul para chamar a atenção dos homens para o câncer de próstata”, disse Jiribita.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou que a rede municipal de atenção básica desenvolve atividades voltadas para a saúde da mulher. “Somente neste ano, já realizamos mais de 1,8 mil mamografias e mais de dois mil exames preventivos. Queremos intensificar a oferta destes exames para a nossa população. Estamos atendendo a uma determinação do prefeito Hildo do Candango para dar uma atenção especial às mulheres da nossa cidade”, disse Eduardo Rangel.


Também participaram da Caminhada do Outubro Rosa o secretário de Educação, Deusimar Macedo, o vereador Professor Silvério Correa, os membros do SCFV do núcleo para idosos, servidores da UBS, alunos do CETEP e do Instituto Federal de Educação, polo Águas Lindas, e contou com apoio do SAMU, SMT e da Polícia Militar. A Caminhada percorreu toda a extensão da Avenida JK e culminou na escadaria do Águas Lindas Shopping.