Como criar a noite perfeita!

Esse tipo de reunião é marcada pela informalidade. Sugiro separar um móvel central em um ambiente que todos possam ter acesso sem muitas dificuldades. Para noites a dois, a mesinha de centro da sala de estar funciona super bem, e para recepções maiores  a mesa de jantar ou da varanda é a melhor opção. O ideal é criar um ambiente em que os seus convidados possam circular por todo móvel de maneira confortável.

Depois que o local a ser servido for definido, o segundo passo é escolher a quantidade e variedade de queijos. Quando for organizar sua noite, o ideal é avaliar o número de pessoas que você irá receber e relacionar com a quantidade de queijos a ser servido. Afinal, o queijo é o prato principal (“a estrela da noite”) e avaliar a quantidade disposta para os convidados é fundamental. Muitas pessoas podem perguntar se é correto servir apenas queijo nesse tipo de encontro, para esses a resposta é: SIM. O recomendado é servir pelo menos 4 tipos de queijos, verificando sempre o equilíbrio dos sabores.


Tipos de queijos

Sugiro servir dessa forma:

1 Queijo forte – Exemplo: Roquefort, Gorgonzola
1 Queijo forte de textura dura –  Exemplo: Parmesão, Gran Padano, Gruyère.
1 Queijo firmes de sabor suave – Exemplo: Ementhal, Gouda, Reino.
1 Queijo cremoso suave – Exemplo: Brie, Camembert, Saint Paulin.

Somente queijo pode parecer pouco, e é nesse momento que surge a dúvida quanto aos acompanhamentos.


Acompanhamentos e pratos adicionais sugeridos

Pães: Eu gosto muito de pães, acho que eles compõe a noite perfeitamente, sugiro colocar pelo menos 3 tipos diferentes. Baguete e pão ciabata são os meus favoritos.

Frutas: Sempre uma ótima opção. Além de combinarem perfeitamente com o formato de recepção, servem também para decorar as bandejas.

Tábua de frios: Para quem considera o queijo “pouco”, pode optar também por uma deliciosa e variada tábua de frios. Caso você receba o público masculino, eu não me hesitaria em providenciar uma.

Patês, geleias, azeites especiais e mel: Acho que incrementam bastante. Eu amo queijo brie com mel (uma das minhas entradinhas favoritas!), por isso acho super interessante você acrescentar alguns desses itens na hora de montar sua mesa.

Sopas e caldos: Se você ainda achar que a mesa vai ser pouca, você também pode providenciar uma sopinha ou caldo. Sugiro algo leve e não muito pesado. Um creme de aspargos ou brócolis funciona super bem!

Para finalizar as dicas, sugiro deixar os convidados ainda mais confortáveis e dispor de pratos e talheres  de sobremesa. Por uma questão óbvia, queijos nunca são servidos em grandes quantidades.

Resumindo, confesso que organizar uma noite de queijos e vinho é muito mais fácil do que parece. Afinal, é o tipo de recepção que a anfitriã não precisa ser nenhuma chef de cozinha para conseguir realizar com sucesso. Outro ponto positivo é que podemos receber um número maior de pessoas sem muito trabalho.