Fim de ano, ceias fartas, comidas nada leves e bebidas formam uma combinação fácil para o exagero e a sensação de desconforto(arrependimento).
Fadiga, inchaço e ressaca são algumas das sensações comuns depois das festas. Mas, calma! Pensando em quem exagerou nas comemorações, o chef Pedro Coe, da Bálsamo Congelados Saudáveis, resolveu compartilhar receitas de dois sucos e um shake para ajudar a recuperar a saúde. São três preparos simples e rápidos: Suco Vitalidade, Suco Bem-estar e o shake de banana e tâmaras, ideais para serem consumidos no período pós-festas.

Segundo o chef, especializado em alimentação vegetariana e funcional, o objetivo das receitas é ajudar o corpo a se recuperar. “Esses preparos têm ingredientes que ajudam a recuperar energia e desintoxicar o organismo depois dos exageros das festas de Natal e Ano Novo”, explica.

Os sucos detox combinados com shakes vegetais são ótimas opções para amenizar os danos causados ao organismo. A ideia é recuperar a energia do corpo e eliminar toxinas e gorduras adquiridas com a alimentação desequilibrada. O Suco Bem-estar tem alta porcentagem de água presente na melancia e estimula os rins a trabalharem melhor e ajuda a combater a retenção de líquidos. O gengibre e o limão têm alto poder de fortalecer o sistema imunológico.

Com abacaxi em sua composição, o Suco Vitalidade tem vitamina C, melhora o sistema imunológico e deixa o corpo mais resistente. A hortelã alivia o mal-estar, pois tem função anestésica. A água de coco hidrata e ajuda na eliminação de resíduos e o  gengibre é um potente antiinflamatório que ameniza problemas estomacais como enjoo e náuseas.
Para fechar o trio de receitas indicadas para o período pós-festas, o shake de banana com tâmaras contém sacarose, frutose e glicose, açúcares naturais e fibras, com o poder de dar energia ao corpo. A tâmara é super nutritiva e uma fonte de minerais, especialmente o potássio.

Suco Bem-estar

Ingredientes:
- 300g de melancia
- um punhado de folhas de hortelã
- 3 rodelas de gengibre
- suco de 2 limões

Corte a melancia o gengibre, esprema o sumo dos limões. Bata tudo no liquidificador com as folhas de hortelã limpas bater até obter uma mistura homogênea. Peneire e acrescente pedras de gelo.

Suco Vitalidade


Ingredientes:
- 200g de Abacaxi bem maduro com casca
- 100ml de água de coco
- 2 a 4 folhas de couve-manteiga
- suco de 1 Limão
- 3 rodelas de gengibre
- um punhado de folhas de Hortelã
- 1 colher (de café) de spirulina (encontrada em farmácias)
Corte o abacaxi e bata no liquidificador com todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira e sirva com gelo.

Shake de banana e tâmaras


Ingredientes:
- 150ml de leite de castanha do Pará (30g de castanha + 150ml de água)
- 50ml de água de coco
- uma banana prata descascada
- 20g de tâmaras picadas
- 1 colher (de chá) de linhaça

Bata no liquidificador a banana com leite e as tâmaras até ficar homogêneo. Acrescente a linhaça, bater rapidamente e acrescente pedras de gelo.

Lambada Comunicação
Fred Leão