Passeio foi ao Aquário Encantado, no Município de nobres-MT.

No ultimo natal de 2017, eu com os amigos Helder, Rosiléia, Fran e Letícia, todos de Várzea Grande MT, resolvemos fazer um passeio de fim de semana, mais que especial á localidade de Bom Jardim, município de Nobres, também no vasto Mato Grosso.

Em Bom Jardim, os amigos Thierry e Lourenço, guias locais, já estavam nos aguardando para um passeio maravilhoso. Começamos pelo Balneário onde contemplamos as belezas naturais e em seguida partimos para uma trilha dentro da mata, com 3,5 Km de extensão, que foi percorrida em 45 minutos, onde nos deparamos com várias espécies de plantas típicas do Cerrado e também da Mata Atlântica, em pleno Centro Oeste.
O ponto final da trilha é a Cachoeira dos Namorados, com água límpida e cristalina, onde mergulhamos, nadamos e contemplamos por longo tempo a Criação Divina. Depois da trilha, subimos em um trator, com o guia, claro, para ir até o Aquário Encantado, onde fomos recepcionados pelo encarregado turístico local que nos passou informações valiosas sobre preservação e cuidado com o meio ambiente.

O Aquário Encantado possui três nascentes. Uma delas, com acesso por uma caverna, tem 6 metros de profundidade, outra com 5 metros e a nascente mais forte possui 2 metros de profundidade. Os peixes que flutuam no aquário são pirapitinga, piau, dourado e de espécies ornamentais, formando uma cadeia de 20 tipos no total.
A tonalidade da água é em função do calcário que segura o solo, selando o mesmo e evitando que o barro suba, e também pela presença do magnésio, onde a luz reflete e filtra deixando limpo e cristalino. E por ultimo, fomos almoçar no restaurante onde andamos de tirolesa, fotos e mais fotos, e retornamos para casa.
Sem sombra de dúvidas foi um passeio magnífico, e eu no caso, fiz o passeio nas águas da nascente, o que me revelou um mundo realmente encantado, como nome sugere: Aquário Encantado!
Texto: Malu Silva e Revisão edição Nilson Silva
Fotos Arquivo pessoal