Centros de Atenção Psicossocial - CAPS fazem parte da rede de Saúde Pública/GDF. Localizado na QD 302, Centro Urbano, o CAPS Samambaia inaugurou em 2014, quando Risomar Carvalho era administrador regional. “Lutamos pelo CAPS. Respeito, solidariedade e atenção, são os melhores antídotos à depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e outros distúrbios mentais que afetam as pessoas”, diz Risomar.

“Eu, minha esposa e filho somos bem atendidos pelos médicos no CAPS Riacho Fundo II. O problema é a falta de remédios para quem depende do CAPS”, disse Francisco Silva, 49. “Moro no Recanto das Emas/DF. Tem o CAPS Riacho Fundo II aqui perto, mas, há um ano e oito meses botaram para eu me tratar no CAPS Samambaia. Desde janeiro não consigo me consultar. Estou afastada do serviço”, disse Adriana Souza, 35.

As reclamações d@s pacientes são semelhantes às reclamações d@s da rede de saúde pública em geral. Com 28 servidor@s, o CAPS Samambaia atende aproximadamente 850 usuários constantes. “O tratamento envolve famílias inteiras. Além de remédios, é preciso elevar a alegria e o prazer d@s pacientes, com afeto, aproximando as pessoas”, explica a psicóloga Laila Dantas, defensora da ‘saúde mental humanizada’.

“Trazemos o sistema público de saúde para o centro do debate político. As unidades de saúde mental oferecem tratamento psicoterápico qualificado e acompanhamento medicamentoso, com envolvimento familiar. Demos os primeiros passos para fortalecer a rede de saúde mental na região. Precisamos cuidar das pessoas, visando uma sociedade mais justa, digna e humana”, disse o pré-candidato Risomar Carvalho.

Mais informações: (61) 99357.7881 (Risomar); 98477.7132 (Hélio)
Élton Skartazini - (61) 9908.4963 | www.skartazini.com