Especialista explica a relação entre reações na pele e os sintomas da Aids 

Em 1 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No Brasil, a data passou a ser comemorada em 1988. A doença afeta o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de várias enfermidades. Em relação à dermatologia, reações na pele podem representar um alerta para a presença do HIV, e chamam a atenção para o diagnóstico precoce da doença.

O dermatologista Luciano Morgado, da clínica Monte Parnaso, na Asa Sul de Brasília, explica que algumas dermatoses podem ser desencadeadas pela presença do vírus da Aids.

"Havendo o contato com o vírus, as pessoas podem ter, inicialmente, sintomas como manchas avermelhadas pelo corpo, e descamação. Com a evolução da infeção para a fase de doença, o sistema imunológico fica debilitado e comprometido, podendo ocorrer o surgimento de doenças como histoplasmose ou criptococose cutânea, por exemplo", explica o especialista. 
 O profissional enumera outras doenças dermatológicas que podem ter relação com o vírus HIV: 

"O 'molusco contagioso' é uma infecção que se manifesta com pápulas avermelhadas ou da cor da pele, e com uma depressão central. Já a herpes se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas em forma de 'cacho de uva' sobre uma placa avermelhada, geralmente na região dos lábios e nas genitálias. Em portadores de HIV, esse quadro pode ser mais intenso e recorrente. Pode ocorrer uma forma mais grave, chamada herpes zoster, que é mais extensa e costuma se manifestar com bolhas maiores apenas em um lado das costas ou da face, ou mesmo em um membro. A candidíase oral também é uma das patologias mais comuns em indivíduos com HIV. Ela se caracteriza pelo surgimento de placas esbranquiçadas na mucosa da boca, podendo chegar ao esôfago", alerta Luciano Morgado. 

Até mesmo a dermatite seborréica, popularmente chamada de caspa, segundo o dermatologista, deve ser acompanhada com atenção:
"É uma doença que afeta grande parte da população, mas em pessoas infectadas pelo HIV os sintomas são mais graves, evoluindo para lesões inflamatórias. As regiões mais propensas são a face, tronco e couro cabeludo, porque possuem maior quantidade de glândulas sebáceas", acrescenta o médico. 

Outra doença que se manifesta na pele é o vírus HPV, que se caracteriza pelo surgimento de múltiplas verrugas. O quadro clínico é mais intenso em pacientes com HIV: as lesões se tornam maiores e surgem em maior quantidade.
"A prevenção, o diagnóstico precoce e o combate ao preconceito são as principais e mais importantes ações para que a população esteja consciente e cuide de sua saúde", conclui o dermatologista