A prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados em pontos estratégicos da cidade, recebe inscrições para o Projeto Cegonha, um dos mais importantes do município.

Somente no ano passado mais de 300 gestantes cadastradas nos programas sociais receberam assistência integral da prefeitura. O Projeto Cuidando de Quem Cuida (antigo Projeto Cegonha) enfatiza o Planejamento Familiar junto à comunidade do bairro.
A primeira-dama do município Aleandra Sousa diz que a saúde sexual e produtiva de adolescentes também é foco prioritário de cuidado e intervenção. “Outra estratégia privilegiada é o estímulo e apoio à participação juvenil em ações cooperativas entre profissionais, adolescentes e jovens que favoreçam seu desenvolvimento, sua autonomia e a prática cidadã”, destaca.

De acordo a Secretaria de Assistência Social, o Projeto Cuidando de Quem Cuida tem uma extensão, o Projeto Canguru, que foi implantado pela administração através da parceria com os estagiários de Serviço Social que prestam seus trabalhos nos Centros de Referências do município e enfoca, entre outros, o fortalecimento de vínculos familiares como um de seus métodos de planejamento.

As participantes do projeto recebem enxovais completos para os seus bebês, confeccionadas por elas mesmas, durante o curso. As mulheres contam também com acompanhamento de psicóloga, assistente social, pedagoga e outros profissionais.

Ascom: Prefeitura