Diante de possível demissão em massa com a liquidação da estatal, danos psicológicos são relatados pelos profissionais da empresa

Nesta quinta-feira (4), às 11 horas, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), presidida pelo deputado distrital Fábio Felix, realiza uma visita técnica à Valec, empresa responsável pela implantação e operação de estradas de ferro no Brasil. O objetivo é verificar de perto a situação dos empregados. Diante da possibilidade de extinção da estatal e da perda de seus empregos, os profissionais têm sofrido com problemas de saúde mental.

Atualmente, a empresa possui 712 funcionários e alguns apresentaram pedidos de afastamento temporário desde que o fim da estatal começou a ser assunto tratado pelo Ministério da Infraestrutura. “A visita da comissão da CLDF ajuda a compreender como a nossa situação tem alta probabilidade de causar danos psicológicos aos trabalhadores”, afirma o presidente da Associação dos Empregados da Valec (Aepvalec), Luiz Gonzaga Conguê.

Desde fevereiro deste ano, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tem dado declarações à imprensa sobre o possível processo de liquidação da Valec, sem definição sobre o aproveitamento do corpo técnico da empresa. Essas manifestações têm causado transtornos aos empregados da estatal. "O ministro fala sobre o fim da Valec, o que tem apavorado a todos que trabalham na Valec. Isso mostra total ausência de cuidado com os empregados", avalia Conguê.

 Mobilização

Os empregados que integram a Valec se uniram pela causa da valorização das ferrovias brasileiras por meio da manutenção da estatal na estrutura do Governo Federal e valorizar a expertise de seu corpo técnico no setor ferroviário.  Para isso, eles lançaram uma mobilização online, o movimento” Juntos Pelas Ferrovias”. Para criar engajamento social pela causa, eles têm utilizado a participação no Twitter, pelo perfil @pelasferrovias e no Facebook com a página Juntos Pelas Ferrovias. 

A mobilização independente dos empregados, unidos em forma de comitê, se iniciou em fevereiro, após a veiculação de notícias sobre a extinção da Valec. O grupo tem se mobilizado também junto a parlamentares. Desde fevereiro, eles estabeleceram diálogos com diversos senadores, deputados distritais e  federais para expor a importância de se manter a Valec em atividade.