Elessandra Carneyro leva seu cãozinho Jhorge para alegrar pacientes, funcionários e visitantes no HUGO.


A diretora da Escola Nacional de Coaching e embaixadora da Fundação ENAC Elessandra Carneyro acompanhada do seu bicho de estimação, o cãozinho Jhorge, participaram do Programa Atividade/Terapia Assistida por Animais (A/TAA), projeto que leva cachorros aos hospitais para alegrar além dos internos, funcionários e visitantes.

Neste projeto realizado em parceria com Universidade Federal de Goiás (UFG), Elessandra e Jhorge, levaram muita alegria aos corredores do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), na tarde desta sexta-feira (12).

Muito brincalhão, Jhorge passeou por um andar de enfermarias e interagiu com pacientes em um espaço ao ar livre no hospital. “Os animais de estimação são ótimos companheiros. Acredito que o Jhorge transformou a rotina dos pacientes e funcionários com muito amor,” disse a embaixadora da Fundação ENAC Elessandra Carneyro

Pela primeira vez, o hospital recebeu a visita de animais. O pequeno Francesco Carlos Costa, de 1 ano e 8 meses, está internado para tratar um coágulo no joelho. O pai, Leandro Mendes, 29 anos, conta que o filho brinca muito com o cachorro que eles têm em casa, e que provavelmente ele estava sentindo falta disso. “Em casa ele passa o tempo todo na companhia do cãozinho, e aqui no hospital ele estava muito triste, chorando o tempo todo. Agora ele está bem melhor, sorridente. Essa visita foi muito especial”, diz Leandro.

A enfermeira e diretora de coleta da unidade hospitalar, Tânia Lemos ficou muito feliz com a ação. Ela destacou que, o que era para ser lugar triste, se transformou em um ambiente muito alegre.  “Foi tudo muito lindo. Mudou o clima do hospital,” disse.


MAIS SOBRE

O coordenador do SCiRAS, Guillermo Sócrates, ressaltou que a presença dos cães foi concedida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SciRAS). “Acompanhamos toda a visita, para que os pacientes pudessem vivenciar essa experiência com a certeza que estão seguros. Cuidamos da higienização dos internos e dos ambientes pelos quais os animais passaram. Essa é uma excelente ação para humanizar o hospital”, explica o médico.

CONHEÇA A FUNDAÇÃO ENAC

A Fundação ENAC foi criada originalmente para ajudar pessoas de pouco acesso. Para saber mais sobre como funciona o projeto e a agenda da ONG, acesse: https://enacoaching.com.br/fundacao-enac/