A capital brasileira compõe um das 30 rotas turísticas criadas pelo programa
O Clube do Choro, Patrimônio Imaterial de Brasília, foi palco do 12º Seminário Itinerante do Programa Investe Turismo. 
A capital brasileira compõe uma das 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil, juntamente, com os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso, ambos em Goiás. O programa tem como objetivo melhorar a competitividade e acelerar o desenvolvimento turístico em 158 municípios brasileiros por meio da atividade turística.

Entre os presentes estavam o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, o presidente do Embratur, Gilson Machado Neto e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Entre os 300 participantes, ainda estavam embaixadores, representantes do GDF e empresários do setor.
Para Vanessa Mendonça, o Investe Turismo é uma importante ferramenta para qualificar o trade, atrair investimentos, estruturar a atividade nas cidades beneficiadas e melhorar a governança do setor.
 “Brasília tem uma diversidade de atividades turísticas muito grande. Essa ação fortalece os poderes público e privado. Estamos focados para fomentar a classe produtiva. Com esse programa, nós ganhamos musculatura para atingir nossos objetivos”, disse a chefe da pasta na capital brasileira.

“Brasília é um exemplo de arte e de audácia do nosso povo. Um dos objetivos do governo Ibaneis é resgatar a esplendorosidade de Brasília, uma cidade que não encontra paralelo em lugar nenhum do mundo. Nessa rota, a arquitetura dos homens se une a força divina da natureza da Chapada. É uma combinação perfeita”, pontuou o governador em exercício.

O programa é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur e oferece um pacote de ações de crédito, marketing, investimento e incentivos para as cidades escolhidas para participarem do programa. “O seminário de hoje marca um momento de trabalho, mas essa é uma ação contínua”, destacou Aluizer Malab. “Esse programa é voltado para a iniciativa privada. Ele fortalece todo o setor”, frisou o presidente do Sebrae.

O presidente do Embratur enfatizou que o Turismo está tendo um grande protagonismo na atual gestão brasileira pela grande capacidade que tem para gerar emprego e renda no mundo inteiro. “O nosso país terá uma participação efetiva do Turismo no PIB. Os empregos gerados por esse segmento tendem a crescer no mundo todo. Até o final desse ano vamos chegar aos sete milhões de empregos no Brasil”, ressaltou Gilson Machado.

Alessandra Pires (61) 9 9989-5595

Secretaria de Turismo do Distrito Federal
+55 61 3226-0153 3226-2192  3223-3990 3223-4323 
Ramais: 2742/2765             
secturdf.imprensa@gmail.com
http://www.turismo.df.gov.br
http://observatorio.setur.df.gov.br