Na última quinta-feira (1°), ocorreu o pré-lançamento da campanha “Criança não é brinquedo”, que foi realizado na alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu no Paraná.

A campanha é uma iniciativa do Governo Federal, que pretende beneficiar aproximadamente 50 mil crianças que vivem em situação de pobreza no país. 
A campanha visa integrar ainda mais as políticas públicas de enfrentamento à violência sexual.
Os responsáveis pela ação serão os seguintes: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Ministério da Defesa e Ministério da Economia, por meio da Receita Federal do Brasil (RFB).

Para campanha foram arrecadadas cerca de 20 toneladas de brinquedos e serão entregues cartilhas educativas para as crianças das regiões Norte e Nordeste do Brasil, pois nessas localidades há mais índices de vulnerabilidade social.
A campanha “Criança não é brinquedo” irá abordar também a temática do desaparecimento de crianças. A companhia tem por objetivo combater a violência sexual infantil e promover o acesso as políticas públicas protetivas, para que a integridade e dignidade das crianças não sejam violadas.

Em Águas Lindas as unidades de proteção da criança e do adolescente são o Conselho Tutelar (CT) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
As secretarias municipais de Assistência Social e Educação também oferecem acompanhamento psicossocial para as crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual. É muito importante o combate a este mal, como descreve a primeira-dama e secretária de Assistência Social da cidade, Aleandra Sousa.

“A exploração sexual infantil é um tema delicado, porém debatido nas escolas, sejam municipais ou estaduais. Há também o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais quando alguma situação é descoberta ou reportada. Os nossos conselheiros tutelares estão sempre apostos para averiguar essas situações e intervir conforme a lei.
A Secretaria de Assistência Social tem papel fundamental no que se refere ao recebimento e acompanhamento desses casos. As nossas equipes são especializadas para atender de forma sigilosa os casos, como também tem o compromisso de acompanhar até a sua resolução e assim realizarem o encaminhamento para as outras políticas públicas.

Estamos sempre prontos para atender as famílias do município. Aqui o direito à assistência social e os benefícios e políticas protetivas são garantidos.
E nós apoiamos a iniciativa do Governo Federal em lançar a campanha “Criança não é brinquedo”. Para nós da gestão Hildo do Candango, toda e qualquer iniciativa que proteja as nossas crianças deve ser difundida e é bem-vinda”, disse a secretária de Assistência Social Alessandra Sousa.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Site da Prefeitura de Águas Lindas: