Projeto lançado pela Secretaria de Turismo encantou brasilienses e turistas

As performances de bailarinos tendo como cenário a Praça dos Três Poderes e o pôr do sol poderão ser conferidas de perto no sábado (28), 16h30, pela última vez, em 2019. Com a proximidade das chuvas, a Secretaria de Turismo irá promover o sexto e o último espetáculo de balé do programa Arte no CAT. As outras apresentações musicais e exposições realizadas pelo projeto continuarão sendo realizadas. 

O grupo do próximo sábado será o Bailarinos de Brasília, que foi o primeiro a se apresentar e responsável pelo convite aos outros grupos de dança. Subirão ao palco 14 bailarinos que desenvolverão uma gala de balé clássico. Entre as peças que serão executadas estão Cisne Branco e Cisne Negro do Lago dos Cisnes, Fada Lilás de A Bela Adormecida, Valsa das Flores do O Quebra Nozes e Bolero de Ravel. 

Desde o início da temporada, em junho, cerca mais de mil pessoas assistiram apresentações de balé clássico e contemporâneo executados por dançarinos e grupos de Brasília. “Ter contado com professores e bailarinos voluntários para participar dessa primeira temporada nos deixou muito felizes. Oferecemos a brasilienses e turistas uma experiência única e gratuita. Ano que vem, teremos mais”, comentou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. 

“O projeto inteiro foi fantástico e teve muita repercussão. Espero que ele aconteça nos próximos anos. Agradecemos a oportunidade que nos foi dada de proporcionar ao público um espetáculo com um pôr do sol maravilhoso”, frisou a professora e uma das diretoras do Bailarinos de Brasília Thereza Braga.

De acordo com outra diretora do Bailarinos de Brasília, a professora Paula Nóbrega, os espetáculos montados pelos grupos que se apresentaram nessa temporada foram concebidos exclusivamente para serem executados na Praça dos Três Poderes, pois diferentemente de um teatro, não havia como mudar de cenário ou pensar em efeitos de iluminação. “Brasília tem uma coisa fantástica que é o céu. Esse projeto apresentou para a cidade uma proposta diferente e acessível que não é possível fazer em qualquer lugar do mundo”, enfatizou.


Arte no CAT - O projeto Arte no CAT tem levado diferentes atrações gratuitas para os centros de Atendimento ao Turista da cidade. A intenção da Setur – DF é que turistas e brasilienses usufruam mais dos espaços direcionados ao atendimento aos turistas e de promoção da capital brasileira. Lançado em junho desse ano, o Arte no CAT já promoveu shows, exposições e apresentações de balé.

Projeto Arte no CAT.Apresentação do grupo Bailarinos de Brasília no CAT Casa de Chá, na praça dos Três Poderes.Foto Luis Tajes/Setur-DF