Os turistas e visitantes de Brasília terão um novo espaço para conhecer as atrações turísticas e os trabalhos dos designers da capital brasileira. Será reaberto, no sábado (31), 10h, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Torre de TV Digital. 

Fechado desde o final do ano passado, o espaço é devolvido à população com uma nova função. Além de fornecer informações turísticas, guias e mapas gratuitamente, o novo CAT será o primeiro voltado para apresentar o trabalho de designers gráficos, de interiores e de produtos.

  “Essa iniciativa irá consolidar ainda mais o título de Cidade Criativa do Design, concedido pela Unesco em 2017. Brasília tem uma forte vocação para o Turismo Criativo. Turistas e brasilienses terão acesso a uma mostra dos trabalhos que são elaborados pelos incríveis profissionais que temos”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. De acordo com ela, desde o início da nova gestão, os CAT que estão sendo entregues visam ser mais do que centros de informações. “Eles são como uma mini-Brasília. São locais de experiências”, diz.

 Para comemorar essa nova entrega da Secretaria de Turismo, uma grande festa será realizada no local. O público que comparecer poderá assistir a uma apresentação da escola de samba Capela Imperial, dançar com o grupo cultural Azulim e degustar Brasília por meio do uso de óculos de realidade virtual. Os trilheiros do Caminhos do Planalto Central também marcarão presença. Também haverá food trucks no local.

 O Centro de Atendimento ao Turista da Torre de TV Digital foi concebido pela união das associações dos Designers Gráficos do DF (Adegraf), dos Designers de Produtos do DF (Adepro) e da Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi). “Essa é a primeira vez no Brasil que as três associações trabalharam juntas para um mesmo objetivo. Até hoje, em nenhum ponto do DF existia um espaço que concentrasse toda essa cadeia produtiva do design”, comemora o representante da Adegraf Wagner Alves.

 O CAT da Torre de TV Digital conta com um painel com os produtos dos cerca de 200 membros das três associações e com QR Code que permitirá que turistas e brasilienses tenham acesso a esses profissionais. Também será possível conhecer todos os caminhos que fizeram com que Brasília recebesse o título de Cidade Criativa do Design. O mobiliário e decoração serão compostos por produtos criados por esses profissionais e haverá uma parede com projeções sobre os pontos turísticos de Brasília e sobre designers da cidade.

O funcionamento do espaço será das 9h às 17h, nos sábados, domingos e feriados, mesmo dias e horários que a Torre de TV Digital fica aberta para visitação.

 CAT – Os Centros de Atendimento ao Turista têm sido uma das prioridades da nova gestão. Em abril, a população recebeu o CAT da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, revitalizado, e os dos setores hoteleiros Sul e Norte, foram reabertos depois que quase três anos fechados. A Secretaria já se prepara para reabrir os centros de Atendimento ao Turista do Aeroporto Juscelino Kubistchek e da Rodoviária Interestadual.

 Serviço:

Funcionamento de segunda-feira a segunda-feira, das 9h às 18h
CAT Casa de Chá – Praça dos Três Poderes
CAT Setor Hoteleiro Sul – Quadra 1, próximo ao Hotel Nacional
CAT Setor Hoteleiro Norte – Quadra 1, ao lado do Kubitschek Plaza

 Funcionamento sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h

CAT da Torre de TV Digital - 001 - Lago Norte Crédito Foto: Roberto Castro/MTur


http://www.turismo.df.gov.br
http://observatorio.setur.df.gov.br