Secretaria de Turismo marca presença em uma das maiores feiras de Turismo do país

Os atrativos turísticos de Brasília serão apresentados para um público de mais de 30 mil pessoas durante a 47ª Abav Expo Internacional, considerada uma das maiores feiras de Turismo do Brasil. O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.  O espaço montado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), no estande do Ministério do Turismo, oferecerá material de divulgação, exibição de vídeos e atendimentos personalizados sobre as especificidades turísticas da capital.

“Durante toda a feira estaremos apresentando as inúmeras experiências que a capital do Brasil, detentora dos títulos da Unesco de Patrimônio Cultural Mundial e de Cidade Criativa do Design, oferece. Somos uma atração turística completa”, enfatizou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. De acordo com ela, Brasília é uma das cidades com maior potencial turístico do Brasil e possuí uma das melhores conectividades aéreas, rede hoteleira completa e atrativos culturais, arquitetônicos, gastronômicos, náuticos, históricos, rurais e naturais.

Também serão realizadas reuniões com companhias aéreas com o objetivo de ampliar a oferta de voos nacionais e internacionais no Aeroporto Juscelino Kubistchek e com associação que representam público segmentado, oferecendo a possibilidade de rotas personalizadas. Ainda estão previstos encontros com representantes dos Conventions & Visitors Bureau de São Paulo e do Rio de Janeira e do International Congress as Conventions Association (ICCA) para ampliar a quantidade de eventos realizados em Brasília, que atualmente, ocupa o quarto lugar no ranking em número de eventos no Brasil.

Turismo Cívico - O projeto de Turismo Cívico, promovido pela Setur-DF, será um dos pontos altos da participação da Secretaria na feira. Na quinta-feira (26), a secretária Vanessa Mendonça apresentará, junto com a empresa Voetur, no Espaço Experiências Braztoa, o projeto que tem cada vez mais atraído brasilienses e turistas. “Somos a única cidade brasileira que pode oferecer a experiência completa do Turismo Cívico”, destacou.

No início desse ano, foi lançado o programa “Turismo Cívico: Primeira manhã cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”, que ressignificou a solenidade mensal da Troca da Bandeira e que já está sendo trabalhado como produto pelas operadoras de Turismo. “Um evento que sempre aconteceu, mas que não era explorado de forma turística”, afirmou Vanessa Mendonça.

A Secretaria de Turismo, em parceria com órgãos governamentais e associações, incorporou  à solenidade da Troca da Bandeira ações culturais e atrações para crianças e adultos que tem atraído cada vez mais turistas e visitantes. A última edição, realizada no primeiro domingo de setembro, reuniu cerca de três mil pessoas na Praça dos Três Poderes.

Além disso, também estão sendo realizadas parcerias com órgãos públicos para que os prédios oficiais de Brasília que possuem visitação recebam grupos de alunos da capital brasileira e de outras cidades e estados.