Eventos esportivos sempre foram um pilar das viagens globais. Nada cativa mais o mundo do que um grandioso evento esportivo internacional e, por décadas, eles atraíram viajantes de todo o mundo, reunindo pessoas de dezenas de países diferentes para festividades de semanas de duração.

Faz sentido dizer então que os esportes têm sido um dos principais impulsionadores da popularidade do Airbnb desde os primeiros dias da empresa. Em 2010, quando a comunidade do Airbnb estava apenas começando seu crescimento mundial, os fãs de futebol foram para a África do Sul e os anfitriões receberam pouco menos de 500 hóspedes em acomodações em todo o país, ganhando pouco mais de US$ 100.000 com reservas que abrangeram o período do grande evento.1

A comunidade do Airbnb percorreu um longo caminho desde então: existem agora mais de 6 milhões de anúncios do Airbnb em todo o mundo, com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes a acomodações do Airbnb. Todas as semanas, os anfitriões do Airbnb recebem fãs de eventos esportivos grandes e pequenos em suas acomodações, além de os anfitriões de experiências do Airbnb estarem se juntando a seus hóspedes em experiências esportivas únicas. Eventos esportivos têm sido cruciais para ajudar o Airbnb a trabalhar em sua missão de criar um mundo onde todos possam se sentir em casa em qualquer lugar: poucas são as forças que conseguem unir tão bem as comunidades e ultrapassar as barreiras da língua e da cultura. Esportes são um idioma universal.

Atualmente, estamos explorando novos dados que ilustram a relação forte e duradoura entre os esportes e o Airbnb. Ao longo da última década, o Airbnb ajudou várias cidades a sediar grandes eventos esportivos, criando a oferta de uma ampla gama de acomodações flexíveis e promovendo viagens saudáveis, que permitem que as comunidades locais aproveitem essas vitrines globais o máximo possível. Eventos esportivos também têm sido uma força de inspiração para o crescimento do compartilhamento de casas nas comunidades locais, introduzindo uma nova plataforma econômica com gera resultados positivos que duram muito além do apito final. Na verdade, 44% dos anfitriões do Airbnb em todo o mundo dizem que receberam hóspedes que viajam para um evento esportivo, subindo para 54% no Reino Unido e 55% nos Estados Unidos.2 Além disso, o Airbnb está se tornando uma plataforma cada vez mais popular para comunidades esportivas em todo o mundo, especialmente com o desenvolvimento de novas experiências esportivas.

Ajudando as cidades a abrir as portas para o mundo dos esportes
Para cidades no mundo inteiro, hospedar um grande evento esportivo pode ser um fardo e um benefício. Eles podem criar uma tremenda onda de aquecimento econômico, mas grupos como a Brookings Institution e o Fórum Econômico Mundial têm questionado o quanto dessa onda realmente chega aos bolsos dos cidadãos locais.3, 4 Além disso, o fluxo maciço de turistas pode pressionar a infraestrutura de uma cidade, especialmente em lugares com acomodações limitadas. Ao longo da última década, o Airbnb ajudou a aliviar o fardo de infraestrutura para as cidades que sediam grandes eventos esportivos e permitiu que os moradores locais aproveitassem diretamente os benefícios econômicos que esses eventos podem trazer. Eventos esportivos globais ajudam a ilustrar o potencial e o benefício da plataforma do Airbnb como poucas outras coisas podem.
Em 2016, o Airbnb foi o provedor oficial de acomodações alternativas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil. 

Nossa comunidade de anfitriões no Rio ajudou a compensar a lacuna na oferta de acomodações existente na cidade, com mais de 80.000 chegadas de hóspedes nas acomodações do Airbnb ao longo das 3 semanas do evento.5 Além disso, ao contrário do turismo de massa que restringe a economia das viagens e tira dinheiro das comunidades, a forma única de viagens saudáveis ​do Airbnb ajudou os moradores locais do Rio a verem os benefícios econômicos do fluxo de viajantes para sua cidade: os anfitriões no Rio ganharam mais de US$ 30 milhões com as reservas durante o período do evento.6

 Em 2018, quando o mundo do futebol foi para a Rússia, os anfitriões do Airbnb receberam quase 300.000 hóspedes com acomodações anunciadas em todo o país durante o mês do evento e ganharam mais de US$ 40 milhões em renda coletiva. Viajantes de mais de 150 países (e quase 8.000 cidades diferentes) ficaram em acomodações do Airbnb durante esse período, incluindo uma porcentagem desproporcionalmente alta de famílias e grandes grupos viajando juntos. 10% de todas as chegadas de hóspedes foram de famílias, e 17% de todas as chegadas de hóspedes foram de grupos de cinco pessoas ou mais.7 Todas as vinte maiores noites da história do Airbnb na Rússia ocorreram durante esse período.8

Uma análise dos dados de reserva do Airbnb mostra que este padrão ocorreu em grandes eventos esportivos em todo o mundo ao longo da história do Airbnb.9
 Eu também sou Anfitriã e super indico. segue abaixo meu link para se cadastrar e ganhar descanto em sua primeira viagem.
www.airbnb.com.br/r/malus927