Ter em casa um cachorro chorando é uma das coisas mais angustiantes que podemos passar e sentir no dia a dia. Afinal, se ele está chorando, é por um motivo. E cabe a nós, tutores, descobrir este motivo para que o animal possa, então, se sentir mais feliz e tranquilo.

E justamente por isso, no texto de hoje, vamos tentar “mapear” algumas situações que podem fazer seu cachorro chorar durante o dia ou a noite. Vale lembrar que este não é um diagnóstico e muito menos uma receita do que você deve ou não fazer. Mas sim, uma forma de pensarmos juntos sobre as possibilidades do choro em questão.

Veja algumas das principais motivações:

Separação precoce da mãe;

Algum tipo de desconforto físico – Dor, frio, calor;

Saudades ou ciúmes de você;

Sensação de estranheza do novo ambiente – Adulto ou filhote;

Síndrome da ansiedade da separação;

Falaremos sobre cada uma destas situações de forma individual, a partir de agora. Acompanhe.

Separação precoce da mãe

O primeiro aspecto que devemos considerar é o fator “separação”. Um cachorro chorando, muitas vezes reflete uma situação recém acontecida. Então, se você acabou de adotar um filhote, saiba que a motivação do choro pode ser justamente a separação precoce da mãe. O que é muito ruim para a saúde mental canina.

Quando um cão é separado de forma imediata de sua mãe, há ali muita angústia. Afinal, eles precisam de um tempo juntos para que uma maturação mínima aconteça naquela criação. Ou seja, a mãe precisará alimentar, cuidar, esquentar, acariciar e oferecer a presença física constante para que, assim, os cãezinhos cresçam saudáveis.

E quando há uma interrupção abrupta neste processo, os filhotes podem sofrer muito de forma mental e até mesmo física. Um cachorro chorando pode ser, então, um sinal de saudades de sua mãe.

Algum tipo de desconforto físico – Dor, frio, calor

Outro tipo de situação que pode fazer com que o cachorro esteja chorando, é algum tipo de desconforto físico. Esta talvez seja uma das motivações mais difíceis de identificar. Afinal, o cachorro não vai nos dizer o que está sentindo. Somente expressará com choros e uivos.

Então, é fundamental que você fique atento para que, caso isto aconteça, observe o animal com mais atenção. E se possível, leve ele a um veterinário o quanto antes. Muitas vezes, pode ser uma simples dor de barriga ou dor de cabeça. Porém, é melhor que um profissional de saúde constate isso, do que nós mesmos na base do achismo, não é mesmo?

Além disso, o animal ainda poderá estar chorando por conta de sensações no corpo, como frio ou calor. Então, não hesite em oferecer um espaço confortável para que o pet possa se aconchegar em casa.

Em caso de frio extremo, prepare uma casinha de acordo com a situação, com muitas cobertas e travesseiros. Já para situações de calor, ofereça sempre sombra e água fresca para o pet. Ele precisa se sentir confortável.

Saudades ou ciúmes de você

Ter um cachorro chorando em casa pode ser indícios de várias situações. Entre elas, saudades e ciúmes. Sim, os cães sentem saudades e também sentem ciúmes de você, tutor, ou de algum objeto ou situação dentro de casa. Por exemplo, eles podem sentir ciúmes de um brinquedo, da casinha, do colchão ou mesmo de outro pet, caso você resolva adotar uma companhia.

Um exemplo prático de quando o cão sente saudade de você, por exemplo, é no momento de dormir a noite. Se você apagar as luzes e for dormir e, neste momento, o animal começar a chorar, saiba que há ali uma necessidade que precisa ser suprida. E muitas vezes, ela só poderá ser suprida com treinos e adestramentos corretos.

E se você notar o animal uivando ou choramingando quando você está dando atenção para outra situação (como visitas ou outros pets), também fica fácil identificar a motivação do choro. Neste caso, pode ser ciúmes. O que parece fofo, mas na verdade é muito prejudicial para o pet.

Sensação de estranheza do novo ambiente – Adulto ou filhote

Outro fator que pode fazer seu cachorro chorar durante o dia ou a noite, é o fator “estranheza”. Esta talvez seja a situação mais comum entre todos os animais. Principalmente quando o animal recém chegou no ambiente, é muito comum que ele não consiga se “sentir em casa” nos primeiros dias ou semanas. E se for filhote, pode ser ainda pior.

Por isso, caso seu cão esteja chorando em casa logo após a adoção, saiba que pode estar relacionado com a sensação de estranheza que ele sente. Afinal, tudo muda e se transforma em um piscar de olhos. E o novo normal deles, é muito diferente até que haja uma adaptação mental.

Síndrome da ansiedade da separação

E por fim, um cachorro chorando pode ser, ainda, indícios da síndrome da ansiedade da separação. Esta é uma situação comum e muito grave, onde o cachorro não consegue mais viver sem a presença do tutor.

Então, saídas para o trabalho podem ser cronologicamente infinitas para o animal. Ele deixa de comer, de beber água, de ir ao banheiro, de brincar e só consegue focar em uma coisa: a tristeza de você não estar com ele.

Por isso, cuide do seu pet, entenda tudo o que ele está vivendo e, desta forma, ofereça a qualidade de vida que ele tanto merece.