Jornalistas de vários veículos brasileiros na Embaixada do Azerbaijão em Brasília

O Embaixador da República do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, reuniu ontem , ( 08 de outubro) na sede Embaixada em Brasília, um grupo de jornalistas para falar sobre o tema preocupante que envolve o conflito entre Armênia e Azerbaijão.

Polukhov explicou aos jornalistas, sobre a posição do Azerbaijão em relação ao conflito da região de Nagorno-Karabakh, que pertence ao Azerbaijão e da possibilidade de ser iniciada uma guerra declarada entre a Armênia e Azerbaijão.

Polukhov explicou que estava tudo dentro da normalidade, uma situação de alerta devido a pandemia da COVID- 19, quando o terrítorio do Azerbaijão começou a ser atacado pelos armenos , que inclusive ignoraram a pandemia mundial para iniciar este conflito.

O conflito nas montanhas do Cáucaso permanece sem solução por mais de três décadas, com batalhas periódicas. Com uso de armamento pesado, é a escalada mais séria dos últimos anos.

A localidade em questão, que se chama Nagorno-Karabakh. Trata-se de uma região autônoma dentro da república do Azerbaijão, internacionalmente reconhecida pela ONU como parte do Azerbaijão.

Os moradores desse território são muçulmanos de etnia turca e armenos de origem cristã.

Colocações do Azerbaijão sobre as invasões de seu território:

Reafirma o respeito e apoio contínuos à soberania e integridade territorial da República do Azerbaijão dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas

Exige a retirada imediata, completa e incondicional de todas as forças arménias de todos os territórios ocupados da República do Azerbaijão; Reafirma o direito inalienável da população expulsa dos territórios ocupados da República do Azerbaijão a regressar às suas casas e sublinha a necessidade de criar as condições adequadas para esse retorno, incluindo a reabilitação integral dos territórios afetados pelo conflito…

o país pode se defender de um ataque à soberania de terras

O Azerbaijão está libertando sua própria terra e nenhum míssil foi lançado fora do Azerbaijão – pois o objetivo não é contra nenhum país soberano do mundo.


800.000
azerbaijaneses aguardando o direito de voltar para casa em Nagorno-Karabakh, mais de 33.000 armênios vivem no Azerbaijão – eles vivem livremente no Azerbaijão como cidadãos do Azerbaijão, mas nenhum azerbaijanes vive nos territórios ocupados ou na própria Armênia.

Jornalistas de vários veículos brasileiros na Embaixada do Azerbaijão em Brasília

“O Brasil e a comunidade internacional devem nomear abertamente o agressor e apoiar a ordem internacional, caso contrário, a tentativa de legalizar a ocupação de fato abrirá uma caixa de Pandora em muitos lugares do mundo. “

Autoridade Turca– posição da Turquia.

“Nenhuma medida concreta foi tomada para acabar com a ocupação Armênia de 28 anos do Alto Karabakh e das regiões vizinhas. As crescentes provocações armênias e seus ataques ao território do Azerbaijão encheram a paciência do Azerbaijão e deixaram-no usar seu direito de defesa legítimo estabelecido no direito internacional. O Alto Karabakh é um território do Azerbaijão ”, concluiu Oktay, que esclareceu que a Turquia fica ao lado do Azerbaijão, a verdadeira vítima da ocupação.
Ps: Após a coletiva teve um delicioso coffee Full 

Sra. Malu Silva (Azul) Jornal Taguatinga- Sr Cristhyan  e  Jornalistas