Neste dia 5 de fevereiro, o Paquistão comemorou o Dia da Solidariedade à Caxemira, junto a paquistaneses e caxemires no mundo inteiro. 

Da esquerda para a direita: Sr. Waqas Alam (Adido Comercial do Paquistão), General de Brigada Muhammad Ahsan (Adido Militar do Paquistão), Embaixador Ahmad Hussain Dayo.

Nesta ocasião solene, o Paquistão lembra a comunidade internacional da situação calamitosa atualmente vivenciada pela população nos territórios ilegalmente ocupados pela Índia, Jammu e Caxemira. Após mais sete décadas de ocupação, um ano e meio de cerco militar, violações de direitos humanos e conflitos violentos, os caxemires permanecem resolutos em sua busca pela autodeterminação, que é seu direito inalienável.

Por sua vez, o Paquistão apela para todos países, organizações humanitárias, e representantes da mídia tomarem ações contra a ocupação ilegal da Caxemira pela Índia. O objetivo é promover uma solução pacífica e justa, conforme as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Em Nova Iorque, a assembleia legislativa do estado aprovou uma resolução que, se aprovada pelo Governador Andrew Cuomo, irá estabelecer o dia 5 de fevereiro como o Dia da Solidariedade à Caxemira. Resta saber se o Brasil irá se juntar a este coro de vozes, que grita por uma causa humanitária e os direitos de um povo oprimido.

com informações da embaixada do paquistão

#caximira #sodariedade #paquistão