Para capacitar microempreendedoras do Distrito Federal


A formação é gratuita com entrega de certificados no final e acontecerá de 15 a 19 de março de forma remota, usando o WhatsApp como espaço para trocas e envio de conteúdo.


Curso voltado para o empreendedorismo feminino chega à capital federal com foco em apoiar mulheres que tenham um pequeno negócio e precisam de um apoio dinâmico para superar os desafios trazidos pela pandemia do Covid-19.

O curso “Empreenda em tempos de crise”, já passou por diversas regiões do Brasil durante o ano de 2020, e inovou ao apresentar uma abordagem de metodologia criada especificamente para que as capacitações acontecessem do jeito que o cenário pede: à distância. Agora em 2021, por meio de uma parceria firmada entre a Aliança Empreendedora e Mastercard - Center for Inclusive Growth  e o Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Empreendedorismo – SEMP-DF, a capacitação chega para apoiar, alavancar e facilitar o processo de retomada dos negócios das microempresas lideradas pelas mulheres da capital.

Com 250 vagas disponíveis para mulheres empreendedoras, o curso acontecerá entre os dias 15 a 19 de março, via WhatsApp, sendo 50 vagas para cada uma das seguintes regiões administrativas: Taguatinga, Santa Maria, Samambaia e Gama, e mais 50 para as demais regiões do Distrito Federal.

Para participar basta a mulher já ter seu empreendimento ou trabalhar como autônoma, em qualquer segmento, e se inscrever até o dia 11 de março. Em cada dia da semana será trabalhado um tema, como inovação, finanças e vendas online. Os conteúdos são disponibilizados por meio de fotos e vídeos, garantindo os momentos de abertura para trocas entre os participantes e envio de dúvidas e comentários. A formação será realizada pela assessora de negócios da equipe da Aliança Empreendedora de São Paulo, Veronica Maia, administradora de formação e certificada em PMD-Pro de Gestão de Projetos Sociais e tem experiência com educação empreendedora desde 2015, capacitando e orientando empreendedores presencialmente e online.

Segundo a coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, Camila Reis, esse método oferece benefícios diversos para quem tem seu pequeno negócio. “Geralmente a falta de tempo se torna um obstáculo na hora de pensar em se capacitar, especialmente, para as mulheres que tem muitas demandas. Dessa forma, a empreendedora tem acesso aos conteúdos de casa ou do próprio negócio. Coloca a mão na massa participando de desafios e interagindo sem mudar muito sua rotina. E mesmo não sendo presencial, a formação é bem dinâmica, a assessora acompanha a turma de perto durante toda a semana”, comentou.

Para o Secretário de Estado de Empreendedorismo do DF, Mauro da Mata “essas parcerias têm fundamental importância nesse processo de retomada da economia local. Estamos falando de cerca de 121 mil donas de negócios na capital, o que, no ano de 2020, representou 36% dos empreendimentos de todo o DF. Falar de retomada da economia, é ter um olhar atento e individual para cada setor. Grandes, Pequenos, Micro, Empreendedorismo Feminino, Agro negócio, cada um tem as suas particularidades e suas necessidades específicas. Nós da Secretaria de Empreendedorismo, juntamente com as outras pastas do Governo do Distrito Federal, estamos trabalhando e desenvolvendo diversos projetos e parcerias que dão, para cada um desses setores, o devido tratamento e assim, ajudamos, de forma efetiva a retomada da economia local, gerando mais possibilidades de negócios e consequentemente, mais emprego e renda para a nossa capital.”
Além disso, ao final da capacitação as participantes ganham seus certificados e podem concorrer a uma assessoria individual para tratar assuntos específicos do seu negócio. Os temas trabalhados nessa semana especial vão desde vendas e capital de emergência até relacionamento com fornecedores, crédito e posicionamento online. “É uma jornada pensada para ajudar a empreendedora a ver as possibilidades nesse novo momento”, explicou Camila.

Segundo o Subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo, Danillo Ferreira, “sabemos que as dificuldades são enormes para as mulheres que empreendem. A maioria delas empreende por necessidade, e infelizmente a pandemia tirou o emprego de milhares delas, forçando-as assim, a criarem saídas criativas para alimentar suas famílias.”
Até o momento, o curso “Empreenda em tempos de crise” via WhatsApp atendeu mais de 700 microempreendedores em estados como Paraná, São Paulo, Pará, Bahia. Para se inscrever nessa edição do Distrito Federal, basta preencher um formulário (http://bit.ly/cursoempreendanacrise
[https://lh5.googleusercontent.com/eANB-Z4BCAeA2vdW_47I7JM1OzJcAJpWGnn5qwzHI-QnrjPBt95sMbhtxfM5zamFQcNGq8-nTL0=w1200-h630-p]<http://bit.ly/cursoempreendanacrise>

Inscrição para o Curso Empreenda em Tempos de Crise<http://bit.ly/cursoempreendanacrise>
bit.ly
Participe do curso gratuito Empreenda em Tempos de Crise pelo WhatsApp. Inscreva-se até dia 11.03! 100% gratuito e on-line, uma parceria com a Mastercard & Aliança Empreendedora. O que você aprenderá no curso: Dia 01: Inovação: vendas na crise Dia 02: Meu negócio online Dia 03: Relacionamento com fornecedores Dia 04: Finanças na crise e Capital de emergência Dia 05: Crédito e encontro online de encerramento O curso vai acontecer entre os dias 15/03 e 19/03. Você entrará em um grupo de whatsApp e todos os conteúdos serão enviados por lá. Vamos nessa?!


) até o dia 11 de março.
Vale lembrar que além desse curso via WhatsApp, a parceria entre a Mastercard - Center for Inclusive Growth e a Aliança Empreendedora, oferece também videoaulas online, artigos e ferramentas para o dia a dia dos pequenos negócios por meio do programa “Tamo Junto” (https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/
Tamo Junto - Aliança Empreendedora<https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/>
aliancaempreendedora.org.br
Aliança Empreendedora


): uma plataforma recheada de conteúdos práticos para quem já tem um empreendimento ou pretende tirar uma ideia do papel e começar a empreender. Basta se cadastrar e navegar!

Sobre a Aliança Empreendedora

Nosso trabalho consiste em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Geramos novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. Para mais informações: http://aliancaempreendedora.org.br/
Aliança EmpreendedoraAliança Empreendedora - Nós acreditamos que todos podem empreender<http://aliancaempreendedora.org.br/>
aliancaempreendedora.org.br
Nós acreditamos que todos podem empreender



 Sobre Mastercard – Center for Inclusive Growth
O Center for Inclusive Growth promove o crescimento econômico equitativo e sustentável e a inclusão financeira em todo o mundo. O Centro alavanca os principais ativos e competências da empresa, incluindo percepções de dados, experiência e tecnologia, enquanto administra o fundo filantrópico Mastercard Impact Fund, para produzir pesquisa independente, dimensionar programas globais e capacitar uma comunidade de pensadores, líderes e executores nas linhas de frente de crescimento. Para mais informações: https://www.mastercardcenter.org/
Mastercard Center for Inclusive Growth<https://www.mastercardcenter.org/>
www.mastercardcenter.org
The Center for Inclusive Growth advances sustainable and equitable economic growth and financial inclusion around the world.



Sobre a Secretaria de Empreendedorismo do DF
A Secretaria de Empreendedorismo do DF (SEMP) foi criada em 2020 no intuito de fomentar e criar negócios para o setor produtivo local. A SEMP passou a ser a secretaria encarregada das ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo, coordenando, executando, monitorando e articulando as atividades que visam gerar aumento de emprego e renda no âmbito do Distrito Federal, bem como estimular a cultura empreendedora no DF por meio de aperfeiçoamento e desenvolvimento ao empreendedor local. Grandes programas que ajudam o pequeno empresário estão dentro da SEMP, como Desenvolve DF, Cartão Creche, Cartão Material Escolar, Programa Pequenos Reparos dentre outras diversas ações de capacitações do empreendedores locais.
www.empreender.df.gov.br<http://www.empreender.df.gov.br/>
Secretaria de Estado de Empreendedorismo<http://www.empreender.df.gov.br/>
www.empreender.df.gov.br
GDF - Governo do Distrito Federal


Sobre a parceria
Acesse: http://evento.aliancaempreendedora.org.br/mastercard
Contato
Camila Reis - (41) 988167396
camila@aliancaempreendedora.org.br<mailto:camila@aliancaempreendedora.org.br>

SEMP
Atendimento ao Empresário: 61 2141-5555
unate@semp.df.gov.br<mailto:unate@semp.df.gov.br>
www.empreender.df.gov.br<http://www.empreender.df.gov