Tem havido uma perplexidade global sobre como a Índia conseguiu reduzir drasticamente a disseminação de casos e das taxas de mortalidade de COVID-19 nos últimos meses, com alguns especialistas chamando isso de "mistério".

No entanto, o cientista americano Yaneer Bar-Yam disse que o crédito deve ser dado ao governo por ser capaz de identificar e alavancar seus pontos fortes para limitar a propagação da infecção.

Bar-Yam, que é especialista em análise quantitativa de pandemias, disse que fatores subjacentes, como esforços de resposta anteriores bem-sucedidos em pandemias, menor urbanização, o que limita as viagens e as taxas de transmissão da comunidade, viagens limitadas e turismo localizado foram todos importantes para mitigar o impacto da COVID-19.

Ele apontou que a ação rápida do governo de “restringir/regulamentar o movimento de pessoas para aumentar a capacidade da saúde pública para atender às crescentes demandas da pandemia” foi igualmente essencial, já que a Índia parece ter feito o suficiente para ter sucesso na limitação do impacto do vírus.

Em setembro do ano passado, a Índia estava confirmando quase 100 mil casos por dia, mas esse número caiu para cerca de 12 mil, pois o país efetivamente achatou a curva. A taxa de mortalidade também caiu drasticamente.

Destacando as medidas tomadas pelo governo, Bar-Yam disse que, em particular, as decisões de impor severas restrições a viagens, interromper reuniões, bloqueios localizados direcionados e fechamento de escolas provaram ser eficazes no controle do surto. Outras etapas importantes, como comunicação pública eficaz, melhorias na identificação de casos, aumento rápido da produção industrial de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPI) e capacidade de teste, também contribuíram, acrescentou.

Bar-Yam disse que o sucesso da Índia mostrou que o tempo e as viagens são essenciais para controlar as pandemias. “A mensagem para sair da Índia, portanto, é: restrinja as viagens em áreas onde existem casos, isole os casos e não permita que transmitam a infecção”, escreveu ele.

Em um artigo publicado em seu site endcoronavirus.org, ele listou as nove principais ações governamentais por meio das quais a Índia conseguiu controlar a infecção da melhor forma possível:

1. Ele descreveu o zoneamento do país em três zonas - vermelha, laranja e verde - para bloqueios localizados como provavelmente a medida mais eficaz tomada pelo governo em abril de 2020. Embora severas restrições tenham sido impostas nos distritos afetados, houve levantamento parcial das restrições nos distritos não afetados, junto com a abertura de alguns setores para enfrentar o desafio econômico.


2. A restrição de viagens foi o segundo passo mais importante, pois as viagens foram regulamentadas por meio da emissão de e-pass com checagem nas fronteiras estaduais em todo o país. A regulamentação de viagens continua em 2021, visto que as viagens não foram totalmente desregulamentadas, disse ele.

3. O isolamento e rastreamento de contato de indivíduos com teste positivo para COVID-19 e a quarentena de contatos primários de alto risco tem sido uma estratégia eficaz.

4. O governo fechou todas as faculdades e escolas por um longo período e a recente reabertura foi parcial e apenas no contexto do recente número muito baixo de casos.

5. Bar-Yam destacou a contribuição da indústria indiana, que, segundo ele, respondeu como nunca antes, produzindo máscaras e equipamentos de proteção individual em grande velocidade não apenas para atender às necessidades do país, mas também do mundo.

6. A Índia passou de um único laboratório que poderia realizar testes RT-PCR para COVID-19 para mais de 2300 em um curto espaço de tempo, reduzindo os prazos dos resultados dos testes e fortalecendo o isolamento e a estratégia de quarentena.

7. De chamadas de advertência em telefones a multas pesadas por não usar máscaras, espalhar a conscientização pública sobre os riscos da COVID-19 tem sido uma grande iniciativa do governo, e isso significa que a população aceita mais prontamente as diretrizes de restrição.

8. O cientista americano também elogiou a resposta em áreas urbanas de alta densidade, que representou o maior desafio, mas o refinamento dos bloqueios, restrições de viagem, identificação rápida de casos e comunicação encontrada em outros locais ajudaram a limitar a disseminação.

9. Ele disse que a campanha de vacinação, que é a maior do mundo, também deve ter um impacto cada vez mais significativo no controle de surtos na Índia.

Esta é uma tradução não oficial. Em caso de divergências, prevalece o artigo original, em inglês, disponível em https://in.news.yahoo.com/no-mystery-top-american-pandemic-124500304.html