Sua Excelência, Presidente Biden,

Distintos colegas,Meus companheiros cidadãos deste planeta,

Namaskar!

Gostaria de agradecer ao presidente Biden por tomar essa iniciativa. A humanidade está lutando contra uma pandemia global agora. E, este evento é um lembrete oportuno de que a grave ameaça da mudança climática não desapareceu.

Na verdade, a mudança climática é uma realidade vivida por milhões em todo o mundo. Suas vidas e meios de subsistência já enfrentam consequências adversas.

Amigos,

Para que a humanidade combata a mudança climática, são necessárias ações concretas. Precisamos dessa ação em alta velocidade, em grande escala e com alcance global. Nós, na Índia, estamos fazendo a nossa parte. Nossa ambiciosa meta de energia renovável de 450 Gigawatts até 2030 mostra nosso compromisso.

Apesar de nossos desafios de desenvolvimento, demos muitos passos ousados ​​em energia limpa, eficiência energética, florestamento e biodiversidade. É por isso que estamos entre os poucos países cujos PADs são compatíveis com 2 graus Celsius.

Também incentivamos iniciativas globais como International Solar Alliance, Lead IT e Coalition for Disaster Resilient Infrastructure.

Amigos,

Como um país em desenvolvimento responsável pelo clima, a Índia dá as boas-vindas a parceiros para criar modelos de desenvolvimento sustentável na Índia. Isso também pode ajudar outros países em desenvolvimento, que precisam de acesso acessível a financiamento verde e tecnologias limpas.

É por isso que o presidente Biden e eu estamos lançando a “parceria Índia-EUA para o clima e a energia limpa Agenda 2030”. Juntos, ajudaremos a mobilizar investimentos, demonstrar tecnologias limpas e possibilitar colaborações verdes.

Amigos,

Hoje, enquanto discutimos a ação climática global, quero deixar um pensamento com vocês. A pegada de carbono per capita da Índia é 60% menor do que a média global. Isso porque nosso estilo de vida ainda está enraizado em práticas tradicionais sustentáveis.

Portanto, hoje, quero enfatizar a importância da mudança do estilo de vida na ação climática. Estilos de vida sustentáveis ​​e uma filosofia orientadora de "De volta ao básico" devem ser um pilar importante de nossa estratégia econômica para a era pós-Covid.

Amigos,

Lembro-me das palavras do grande monge indiano Swami Vivekananda. Ele nos chamou para "Levantar, acordar e não parar até que a meta seja alcançada." Vamos fazer desta uma Década de Ação contra as mudanças climáticas.

Obrigado. Muito obrigado.