No ano passado, desde janeiro de 2020, ao assumir o papel de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o mandato 2020-2021, o Vietnã continuou seus esforços para contribuir para a manutenção da paz e segurança internacionais, no tratamento de conflitos nas regiões do mundo.

O Conselho de Segurança também é afetado por acontecimentos complicados no mundo e na região, nos quais a pandemia de Covid-19 forçou o Conselho de Segurança a passar do modo ao vivo para o virtual.

O Vietnã continua a afirmar a grande mensagem de continuar sua política externa de independência, multilateralização, diversificação e aumentar a participação do Vietnã em fóruns multilaterais para contribuir com os esforços conjuntos para solucionar os desafios globais.

O Vietnã administrará todas as atividades do Conselho, representando o Conselho de Segurança nas relações com os membros das Nações Unidas, nas relações com a imprensa, ONGs e outros parceiros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Três temas que o Vietnã deve promover

Como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Vietnã pretende promover uma série de questões prioritárias específicas. O primeiro tema é fortalecer a cooperação entre as Nações Unidas e organizações regionais para promover a construção de confiança e o diálogo na prevenção e resolução de conflitos. Esta é uma continuação de todos os esforços do Vietnã desde o início de seu mandato.

O Vietnã presidenciará uma reunião ministerial em 19 de abril, com a participação do Secretário-Geral das Nações Unidas e dos líderes das três principais organizações regionais, incluindo a ASEAN e a União Europeia, União Africana.

O segundo tema, a solução das consequências de bombas e minas terrestres, mantendo a paz sustentável, fortalecendo a coesão para uma ação mais eficaz. Esta é uma questão importante para o Vietnã, tendo profundos efeitos no desenvolvimento socioeconômico, bem como garantindo a segurança e a proteção do povo vietnamita. Portanto, este é um evento que se espera atrair a atenção das Nações Unidas e da comunidade internacional com a solução das consequências das minas e bombas terrestres em países do mundo, incluindo os países que tiveram conflitos terminados já décadas como no Vietnã.

Espera-se que o evento tenha alguns convidados especiais, como a presença virtual ou mensagem de vídeo do Agente 007 Daniel Craig – Embaixador que representa as Nações Unidas a solução das consequências das minas e bombas terrestres.

O terceiro tema prioritário é a proteção da infraestrutura essencial para a vida das pessoas em conflitos armados. O Vietnã realizará uma reunião ministerial em 27 de abril com a participação do Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas encarregado dos assuntos humanitários e o líder do Comitê internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Credito: Brasiliainfoco.com

Fonte: Embaixada do Vietnã no Brasil.