A Etiópia e o Brasil realizaram a Segunda Consulta Política virtualmente na sexta-feira (21 de março de 2021). A consulta foi conduzida por S.E. Embaixador Redwan Hussien, Ministro de Estado de Assuntos Políticos e S.E. Embaixador Kenneth Nóbrega, Subsecretário para Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

As discussões se concentraram em 70 anos de amizade, parceria estratégica Etiópia-Brasil, troca de informações sobre desenvolvimentos políticos nacionais e cooperação em questões regionais e internacionais de interesse mútuo.
O Embaixador Redwan Hussien atualizou o subsecretário sobre os recentes acontecimentos na Etiópia e na região do Chifre da África, a Grande Barragem da Renascença Etíope e as próximas eleições na Etiópia.

O Embaixador enfatizou particularmente o compromisso da Etiópia com a resolução pacífica da disputa de fronteira com o Sudão, bem como a necessidade de intensificar os esforços de ajuda humanitária que o governo está empreendendo na região de Tigray
O Embaixador Redwan destacou o interesse da Etiópia em fortalecer os laços bilaterais com o Brasil em uma série de áreas, incluindo agricultura e desenvolvimento de infraestrutura.

Por sua vez, o Embaixador Kenneth explicou as possibilidades de fortalecer ainda mais a cooperação entre os dois países nas áreas econômica e de segurança. O Embaixador Kenneth também observou a necessidade de trabalhar para aprimorar o fluxo comercial e de investimentos entre os dois países e o compromisso do Brasil nesse sentido.


A necessidade de fortalecer ainda mais a cooperação técnica bilateral, especialmente nas áreas de aumento da produção de algodão, manejo de solos ácidos, manejo florestal e aumento da produção de café, foi levantada durante as discussões. Também foram discutidos acordos bilaterais entre #Etiopia e #Brasil, bem como possíveis áreas de cooperação em fóruns multilaterais.
Ambas as partes concordaram em trabalhar em colaboração para aumentar ainda mais o fluxo de comércio, investimento e turismo entre a Etiópia e o Brasil.