Grupo formado por Cecy Wenceslau e Magno Myller aproveita momento político e pandêmico para falar de amor, clamar por respeito e apresentar a “quase banda” e sua nova canção Etéreo

 “Terra sem lei...Perda de irmãos…Porte de ar mais vidas se vão...Arranha céu, lixo no trono, vidas em branco... Furos em vão. Preto e branco sendo irmãos. Yin-yang parte preta morre no chão” (Do Nono Andar – Quase Banda Musical). 

Em tempos de pandemia, a atriz e musicista Cecy Wenceslau, - brasiliense de criação e coração -, e o músico e produtor carioca Magno Myller resolveram fazer o que mais gostam, mesmo que à distância: arte. A dupla que dá vida ao grupo Quase Banda Musical inspirou-se na triste estatística de violência contra o povo negro e, em especial, no caso chocante de Miguel Otávio Santana da Silva, menino de cinco anos que caiu do 9º andar de um prédio no Centro de Recife, para transformar a dor dos negros, dos que sofreram e sofrem de racismo em arte de protesto e resistência.

O resultado dos inúmeros incômodos deu origem a composição Do Nono Andar, lançada em junho de 2021, que será apresentada agora, ao vivo, por Magno e Cecy em live nesta sexta-feira, dia 16 de julho, às 19h, no canal do Youtube da Quase Banda Musical: https://www.youtube.com/watch?v=nhTX9uFchWI.  A transmissão também se dará simultaneamente pela TV Comunitária do DF (TVCOMDF) no canal 12 da Net CLARO DF e em todas as redes sociais da TV. E quem participar da live poderá conferir ainda, em primeira mão, o lançamento oficial da mais nova canção da Quase Banda Musical: Etéreo. Gratuito. Livre para todos os públicos. 

Na noite de lançamento que promete muitas surpresas, Cecy e Magno vão se juntar ao músico e parceiro carioca Ariell para falar de arte, resistência, amor e das criações da Quase Banda Musical. Além, claro, de dar uma palinha ao vivo de canções autorais como Do Nono Andar e da mais nova Etéreo.  Terá espaço também para a inédita Passarinho, primeiro single de Ariell produzido por Magno Myller que será lançado oficialmente no dia 15 de julho na internet, mas poderá ser visto de antemão na live.

“Queremos reunir todes que querem falar de amor e também das suas dores, da forma que cada um a sente. A live estará aberta a perguntas e nós estaremos ali, para responder, falar, tocar em todos sentidos e compartilhar”, fala Cecy, animada.

Encontro de almas e de artes- Em 2014, Cecy Wenceslau e Magno Myller se conheceram dentro de um hospital psiquiátrico em uma residência artística chamada Hotel da Loucura, no Rio de Janeiro (RJ). Foi quando eles viram que tinham diversos interesses em comum: a música, o circo, as artes, em geral.  O encontro resultou em diversos sons pelos metrôs e ruas da capital carioca. E deu certo. Tão certo que eles fundaram a Quase Banda Musical, criada seis anos depois, em 2020, no início da pandemia. 

“Com o feedback de nossos amigos e parceiros decidimos procurar um nome que representasse esse nosso encontro e a vontade de fazer um som. Buscamos então nomes que tivessem a ver com a gente até que percebemos que não éramos uma dupla e nem uma banda. Em nossos processos de gravação, gravamos todos os instrumentos sozinhos, mas na hora de tocar ao vivo temos que escolher o que tocar. Então formamos uma ““Quase Banda Musical””, daí o nome”, explica Magno. 

E já engajados com a “quase banda”, Cecy e Magno resolveram criar à distância. O resultado foi as canções autorais que falam sobre suas próprias experiências de vida e levantam um grito, um lamento, mas também uma comemoração ao ato de viver e de fazer arte de resistência.

 “Falar de protesto é apenas falar sobre a realidade. Dar voz ao cotidiano de uma sociedade. Fazer protesto incomoda muita gente, ficar calado incomoda muito mais! O caso da criança Miguel foi muito triste. A canção Do Nono Andar significa a soma de horrores, de descaso, desamor, desumanidade, descuido e tudo que poderia ser bom, porém infelizmente ganhou o prefixo ““des””, exclama Cecy Wenceslau.

E foi para Miguel e para o combate de todos estes preconceitos que a dupla lançou a primeira de uma série de canções que virará um EP previsto para 2022. Do Nono Andar, a número um de muitas, está disponível em todas as plataformas de música como Spotify, DEezer, Tidal, applemusic, youtubemusic. A canção que já virou sucesso foi trilha sonora da premiada peça (In) Cômodos – A Mulher da Ponte, do diretor Ernandes Silva.

“Quisemos somar nossas vozes às inúmeras vozes que pedem socorro, que pedem um basta. Chega de genocídio! Acho que, como seres humanos dentro de uma sociedade e, principalmente como artistas inseridos nesta sociedade, nos cabe comunicar ao nosso povo os assuntos que acontecem em nossa comunidade. A arte é uma ferramenta poderosa que leva as pessoas à reflexão”, clama Magno.

E já que a pegada da Quase Banda Musical é a de reflexão, eles chegam agora com Etéreo, canção que será vista pela primeira vez na live. O single de Cecy Wenceslau fala sobre a relação da mulher com o seu cotidiano por meio de uma letra ácida, porém com um arranjo sutil (Magno Myller) que mistura tambores e a distorção de uma guitarra. A música visa dar voz aos oprimidos ao falar de questões sociais e políticas vividas atualmente no Brasil.

“ O importante é que sempre lembremos aonde vivemos e qual é a nossa missão como artistas e comunicadores neste mundo. Somos um misto de tudo que a vida nos proporciona, assim como somos feitos de amor, de dores. Nossas músicas falam muito disso”, conclui Magno.

 A Quase Banda Musical conta com o apoio da Verdurão Camisetas, a marca embaixadora de Brasília,  e da TVCOM – TV Comunitária do DF.

  

Serviço: Quase Banda Musical lança single Etéreo e fala sobre composições e resistência em live nesta sexta-feira

Data: 16 de julho

Horário: 19h

Local: Canal do Youtube da Quase Banda Musical: https://www.youtube.com/watch?v=nhTX9uFchWI e na TV Comunitária do DF (TVCOMDF) -  Canal 12 na NET/CLARO DF DF e em todas as redes sociais da TV 

Gratuito