Jornalistas, fotógrafos, colunistas e blogueiros de Brasília receberam prêmios em 12 categorias

A série de reportagens Tráfico Internacional de Drogas, de autoria de Diego Amorim, Edson Luiz e Beatriz Ferrari, publicada pelo portal Fato Online, foi a vencedora do 2° Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo, entregue na noite de ontem, em uma festa que reuniu 250 convidados no auditório Minas Gerais, do Kubitschek Plaza Hotel. O trio ganhou um prêmio de R$ 5 mil. Além deles, foram premiados outros vencedores em 11 categorias, agraciados com diplomas e R$ 2 mil, e concedida uma homenagem especial.
 Apresentada pela jornalista Natália Borges, da TV Brasília, a solenidade foi aberta por Paulo Octavio. Em seu pronunciamento, ele destacou as grandes transformações na comunicação, ocorridas neste século. “A internet facilitou o acesso à informação e o contato com fontes, pesquisa e apuração. Também ampliou o alcance e a possibilidade de distribuição das informações”, afirmou, para completar que, nos tempos atuais, o desafio é dominar as ferramentas tecnológicas sem perder “o pensamento crítico consistente e comprometido com os processos sociais e políticos”. Por fim, PO destacou o árduo trabalho para analisar os 172 trabalhos apresentados.
 Em seguida, o diretor de comunicação das Organizações PaulOOctavio, o jornalista Jorge Eduardo Antunes, entregou o troféu em homenagem a Marcos Lombardi, do Jornal de Brasília, por seu trabalho em noticiar, com destaque, a atuação do setor produtivo de Brasília e Região Metropolitana. A distinção especial foi recebida por Guilherme Lombardi, executivo do Jornal de Brasília e filho do homenageado.

 O Prêmio PaulOOctavio de Fotografia foi o primeiro da noite. Finalista nas duas edições, Ed Alves, do Correio Braziliense, autor da foto “Rumo ao Futuro”, conquistou o prêmio deste ano, entregue pelo jurado André Noblat. A categoria seguinte, de Melhor Reportagem de Internet, premiou Fernando Braga e Mirelle Pinheiro autores de “Agronegócio 2.0: o campo descobre o e-commerce”, publicada no site do Correio Braziliense. Os dois receberam o diploma das mãos de Rômulo Neves, chefe de gabinete do governador Rodrigo Rollemberg, que o representou na cerimônia.
 A categoria Melhor Coluna Social e de Entretenimento teve Marcelo Chaves, autor de “Com Estilo”, publicada no Jornal de Brasília, como vencedor pela segunda vez. Ele se disse surpreso com a vitória, ao receber a premiação entregue por Carlos Alves, diretor da Rede Record no DF, e pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF). O deputado distrital Raimundo Ribeiro foi o responsável por diplomar o vencedor da categoria Melhor Reportagem de Rádio, Thiago Marcolini, que junto com Rafael Santos foi autor da série de reportagens “As Primeiras Candangas”, veiculada pela BandNews FM.

 Leilane Menezes, da revista Encontro, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, a categoria Melhor Reportagem de Revista, pelo trabalho “O curioso plano de Lúcio Costa”. O jurado Ricardo Callado e o senador Hélio José (PSD-DF). Já a secretária de Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, entregou a Marcos Paulo Lima, titular de “Drible de Corpo”, veiculado no site do Correio Braziliense, o prêmio de Melhor Blog.
 A categoria Melhor Coluna de Notícias teve como vitoriosa Ana Maria Campos, do Correio Braziliense, onde é publicada a coluna “Eixo Capital”. O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) fez a entrega. Também do Correio vieram as vencedoras da Categoria Melhor Reportagem de Jornal, com Kelly Almeida e Camila Costa, autoras da série de reportagens #racismonuncamais. Coube a Evaristo Oliveira, diretor do veículo, entregar a premiação á dupla. O Prêmio PaulOOctavio de Contribuição à Imprensa, este ano, foi dado ao fotógrafo Orlando Brito, do portal Fato On Line, pelo conjunto de sua destacada carreira, prêmio entregue pelo jurado Sylvio Guedes. Surpreso com a homenagem, o veterano fotojornalista disse que o “júri tinha errado”, mas os calorosos aplausos dados pela plateia que lotava o auditório mostravam o justo reconhecimento à sua carreira profissional.
 reconhecimento à sua carreira profissional. Na sequência, Lourenço Peixoto, diretor do Jornal de Brasília, entregou à Vanessa Lima e Mara Mendes, em nome da equipe da Rede Record, a premiação pela Melhor Reportagem de TV, com a série de reportagens Brasília 55 anos.
 Novidade deste ano, o Prêmio PaulOOctavio de Criação Visual foi para Fernando de Castro Lopes, autor da ilustração “Matar ou morrer na capital do País”, publicada pelo Correio Braziliense.
Após receber o prêmio, entregue pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), Fernando fez questão de elogiar o critério adotado pelas duas comissões, lembrando que enviou outros trabalhos, de cunho mais suave, mas que o que tinha tom mais crítico foi o selecionado.
 Por fim, o trio Diego Amorim, Edson Luiz e Beatriz Ferrari, autores da série de reportagens “Tráfico Internacional de Drogas”, veiculada pelo portal Fato Online, recebeu o Grande Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo. Após receberem o prêmio das mãos de Anna Christina Kubitschek, neta do fundador de Brasília, os três lembraram que a vitória do trabalho, feito em um portal com quatro meses de existência, foi fruto da liberdade garantida pelos gestores do espaço.
CONHEÇA OS VENCEDORES

Grande Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo
Diego Amorim, Edson Luiz e Beatriz Ferrari, com asérie de reportagem Tráfico Internacional de Drogas (Fato Online)
Prêmio PaulOOctavio de Contribuição à Imprensa
Orlando Brito (Fato Online), por sua trajetória profissional
Prêmio PaulOOctavio de Fotografia
Ed Alves, com a foto Rumo ao futuro (Correio Braziliense)
Prêmio PaulOOctavio de Criação Visual
Fernando de Castro Lopes, com a ilustração Matar ou morrer na capital do País (Correio Braziliense)
Coluna Social e de Entretenimento
Marcelo Chaves, com a coluna Com Estilo (Jornal de Brasília)
Coluna de Notícias
Ana Maria Campos, com a Eixo Capital (Correio Braziliense).
Blog
Marcos Paulo Lima, com o Blog Drible de Corpo (Correio Braziliense)
Reportagem de TV
Vanessa Lima, Sidney Vicente, Marcela Oliveira, Bernardo Vento, Carmem Celia,  Yuri Achcar, Antonio de Pádua, Mara Mendes, José Bosco, Lincoln Freitas, Fabio Mira, Camila Taveira, Pedro Paulo Rabelo, Vivian Roncon, Pascoal Gemaque, Thiago Oliveira, Bruno Sousa, Livia Almeida, Tainá Falcão, Nilton Preda, Elisson Nunes e Pedro Lucas,com a série de reportagem Brasília 55 anos (TV Record)
Reportagem de Rádio

Thiago Marcolini e Rafael Santos, com a série de reportagem As Primeiras Candangas (BandNews FM)
Reportagem de Jornal
Kelly Almeida e Camila Costa, com a série de reportagens: #racismonuncamais (Correio Braziliense)
Reportagem de Revista

Leilane Menezes com a reportagem O Curioso Plano de Lúcio Costa (revista Encontro)
Reportagem de Internet

Fernando Braga e Mirelle Pinheiro com a reportagemAgronegócio 2.0: o campo descobre o e-commerce (CorreioWeb)

Informações para a imprensa:
Jorge Eduardo Antunes
Diretor de Comunicação
Tel.
 61 3315-8743 / 9333-4050 
jorgeeduardoa@gmail.com