A amora é um fruto saboroso, conhecido, assim como outras frutas vermelhas, por seus antioxidantes. Ela tem origem asiática, mas se espalhou por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Mas não são só os frutos da amoreira que são benéficos. As folhas, segundo estudos recentes, também é muito boa para o nosso organismo.
Lá no Japão, estudiosos investigaram os efeitos do chá feito com as folhas de amora. Os resultados, divulgados em 2004, mostraram que o consumo da infusão é bastante positivo, devido às substâncias ativas contidas na folha da amoreira.
Segunda as pesquisas feitas, a folha é fonte de minerais como o cálcio, o potássio, o magnésio e o zinco. Por isso, o chá fortalece os ossos e ajuda a regular a pressão arterial.
Outro grande benefício diz respeito ao controle do colesterol e do diabetes. Ao que parece, o chá inibe o acúmulo de gorduras pelo organismo e ajuda a produção de insulina. Assim, pessoas que sofrem com essas doenças podem usar a infusão como um tratamento complementar ao medicamento e à dieta recomendada por um especialista.

Acredita-se ainda que o chá de amoreira regule a produção hormonal feminina, sendo ideal para controlar os sintomas da menopausa. A somatória de benefícios pode ser aproveitada por quem quer perder peso ou apenas manter a saúde em dia.
Você Vai Precisar De
1 litro de água
1 colher (sopa) de folhas secas de amoreira
Se você tem a amoreira em casa, colete algumas folhas, lave-as e deixe secar à sombra antes de fazer o chá.
Modo de Preparo
Primeiramente, coloque a água para ferver em uma chaleira. Depois que borbulhar, desligue e acrescente as folhas secas de amoreira. Tampe a chaleira e mantenha o chá abafado até amornar (aproximadamente 15 minutos). Após esse tempo, coe e reserve para consumir ao longo do dia. Importante: o chá pode ser guardado na geladeira ou em garrafa términa por até 24 horas. Depois disso deve ser dispensado pois terá perdido todas as suas propriedades benéficas.
Posologia
Você deve tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia para aproveitar todos os benefícios. Ele deve ser consumida sem adoçar, pois açúcar e adoçantes interferem nas substâncias ativas da amoreira. A temperatura é a de sua preferência: morno, frio ou gelado.
Cuidados

Não foram encontradas contraindicações em nossa pesquisa sobre a planta. Porém, não indicamos o consumo excessivo, pois pode fazer mal. Antes de fazer uso do chá, vale a pena conversar com um médico para tirar todas as suas dúvidas e verificar se as folhas de amora serão realmente benéficas para o seu caso.