Responsável técnica e sócia-proprietária da Curante Farmácia de Manipulação, Dra. Ana Cléia dos Santos, dá dicas sobre o tema
O uso de medicamentos manipulados tem muitas vantagens como a economia e a certeza de um medicamento elaborado exclusivamente para a necessidade do paciente. Mas, ainda assim, alguns cuidados são necessários para garantir a total segurança de quem os toma. O mais importante é que a receita tenha sido prescrita por um médico de confiança e que o produto seja manipulado em local adequado. Sabendo da importância de um tratamento sério e eficaz, a responsável técnica e sócia-proprietária da Curante Farmácia de Manipulação, Dra. Ana Cléia dos Santos, dá algumas dicas na hora de solicitar a manipulação de medicamentos. 
Em primeiro lugar, todo medicamento manipulado é de uso exclusivo do paciente e não deve ser emprestado para outras pessoas, independente da situação ou parentesco. Esses produtos devem ser mantidos sempre em sua embalagem original, fechada e alocada em local seco, fresco, ao abrigo da luz, de radiações e do calor. Muitas pessoas não sabem, mas eles nunca devem ser guardados em armários de banheiros ou perto de pias. “Esses lugares sofrem constantes variações de umidade e temperatura e esses são fatores que prejudicam a fórmula já manipulada”, explica.
Outro fator importante é evitar o contato direto das mãos com o medicamento. Se necessário for, elas devem estar lavadas e secas. “Em caso de cremes, é importante que se use sempre a espátula fornecida pela farmácia e lembrar sempre de fechar bem a embalagem após o uso”, indica. Segundo a farmacêutica, tomar remédios no escuro também não é uma boa ideia, já que pode haver erro na quantidade a ser tomada ou até mesmo troca de substâncias.  De acordo com a profissional, o uso de bebidas alcoólicas associado a medicamentos de uso oral também não é indicado.
Para finalizar, a Dra. Ana Cléia lembra que medicamentos com data de validade vencida, ou sem data de validade aparente, não devem ser utilizados, independente do prazo. Além do paciente, a segurança da família também é primordial. Logo, os produtos devem ser guardados em locais fora do alcance de crianças e animais domésticos. Para finalizar, caso ocorra reações adversas durante o tratamento com manipulados como sintomas inesperados ou gravidez, suspenda o uso e comunique imediatamente ao seu médico.
Serviço
Curante Farmácia de Manipulação
Unidade 709 Sul  
Local: SEPS 709/909 Lt A, Bloco A, Loja S11-Ed.Julio Adnet
Telefone: (61) 3032-1004
Email:  contato@curante.com.br
Unidade 716 sul
SHLS 716 Bloco A, Lojas 27/31-Ed.Medical Center
Telefone: (61) 3038-3350
Email: atendimento@curante.com.br
Assessora de Imprensa
61 8212 9759

61 3567 5746