O inchaço na barriga é uma sensação bastante comum para quem tem problemas de digestão. Quando nosso estômago produz gases em excesso, ele se dilata, causando o inchaço e também dores. Além disso, outros fatores e doenças podem acabar fazendo com que a região abdominal fique mais dura  e dolorida. Para que você possa entender um pouco mais sobre a barriga inchada, explicaremos alguns desses fatores.
Causas da Barriga Inchada
Antes de fazer um auto-diagnóstico procurando por informações na internet, sempre vale a pena procurar um médico. As causas de um problema de saúde podem ser essenciais para que uma doença seja adequadamente diagnosticada. Assim, somente o especialista poderá dizer exatamente o que está causando o inchaço.
Abaixo seguem alguns dos principais problemas associados à barriga inchada:
Retenção de Líquidos
O nosso organismo precisa de líquidos, mas alguns desequilíbrios podem fazer com que haja mais água nos vasos sanguíneos, causando o inchaço. Esse problema é conhecido como retenção hídrica e pode ser tratado com o uso de diuréticos.
Prisão de Ventre
A prisão de ventre ou intestino preso também causa o inchaço na região abdominal. Nesse caso, o responsável é o intestino que não elimina de forma adequada o que não aproveitamos dos alimentos. A barriga pode ficar dura, dolorida e bastante inchada. O ideal para contornar o problema é uma boa alimentação, rica em fibras e com muita água.
Gases
A digestão normalmente gera gases, mas o problema pode ser agravado dependendo do tipo de alimento que consumimos e também das quantidades ingeridas. Tudo aquilo que fermenta durante a digestão costumam causar gases. Se você tem esse problema com frequência, vale a pena consultar um médico para saber se o seu sistema digestivo está bem.
Ansiedade
A ansiedade faz com que criemos um hábito estranho: engolir ar. Em dias mais estressantes tendemos a engolir grandes quantidade de ar, o que causa não só a barriga inchada como outros problemas como enjoo e dor abdominal. Nesse caso, a dica é apostar em chás digestivo com efeito calmante, como a hortelã e a camomila.
Intolerância à Lactose
A ingestão de lactose por quem tem intolerância leva à produção excessiva de gases, além de dores e diarreia. Se você tem tido esses sintomas com frequência e costuma consumir leite e seus derivados, procure um médico para saber se esse é o seu caso.
Doenças Celíaca
A doença celíaca, causa pela dificuldade do organismo em digerir o glúten, também tem como sintoma o inchaço na região abdominal. Evitando os carboidratos que contém o glúten, o problema pode ser totalmente controlado.
Menstruação
Antes de menstruar, é muito comum que as mulheres sintam a região abdominal inchada. Isso ocorre por causa dos processos hormonais típicos do ciclo menstrual. Depois de alguns dias a barriga volta ao normal.

Fonte: Receitas Natural