A população de Santa Maria teve uma quarta-feira diferente, com a presença do Câmara em Movimento, projeto de autoria da presidente da CLDF, deputada Celina Leão, criado para aproximar o Legislativo da população. "Queremos ouvir os anseios e expectativas da população e, a partir daí, buscar soluções", esclarece a parlamentar.
Esta é a nona edição do projeto, criado este ano, que já esteve em Sobradinho II, Gama, Planaltina, Samambaia, Brazlândia, Sobradinho, Ceilândia e Rodoviária do Plano Piloto. E irá percorrer todas as regiões administrativas do DF.
Na sessão itinerante, os moradores de Santa Maria tiveram a oportunidade de apresentar reivindicações para a cidade e conhecer como funciona o Legislativo. A dona de casa Sandra Aparecida Ribeiro, 37 anos, aplaudiu a vinda dos deputados à Santa Maria. "É um projeto interessante. E aproveitei para reivindicar mais médicos para o hospital da cidade que não tem médicos, só a estrutura. E mais segurança, especialmente, nas escolas, porque a violência está muito grande", alertou.
Já Maria Albina Oliveira, 37 anos, reclamou da infraestrutura da região. "Só temos dois postos de saúde, um na Norte e outro na Sul, que não dão conta da população. Também precisamos de mais escolas. E, a Avenida Alagados fica alagada no período de chuvas", comentou.
O atleta e professor de jiu-jitsu, Márcio Lima, apoia o trabalho itinerante dos deputados distritais. "É uma ideia muito boa e uma oportunidade para a população falar com os parlamentares. Aproveitei para pedir apoio ao projeto social que administro, que tira crianças das ruas. Preciso de colaboração para dar continuidade a este trabalho".
O administrador de Santa Maria, Nery Moreira da Silva, exaltou o trabalho do Câmara em Movimento. "É uma iniciativa fantástica, pois vai de encontro ao que diz o povo, mas de uma outra maneira: o político só vai ao povo de quatro em quatro anos. Mas os deputados estão fazendo o inverso e vindo a nossa cidade conhecer de perto os problemas contados pela população, sem esperar a época de campanha política", ressalta Nery.
Ao final da sessão, os deputados fizeram seus pronunciamentos e garantiram à comunidade que darão encaminhamento as demandas apresentadas.  A distrital Luzia de Paula aproveitou o momento para elogiar o trabalho da deputada Celina Leão que, como presidente, tem levado a Câmara Legislativa para perto do cidadão. "Ela tem sido criticada, porém muito mais valorizada por ter a coragem de realizar este importante trabalho de aproximação com a comunidade", elogiou.
A deputada Celina Leão encerrou os trabalhos lembrando que os países desenvolvidos têm todos um parlamento forte e independente. "Mas, sobretudo, um parlamento que é a voz da população. A razão de existir do Poder Legislativo é o cidadão. Somos a sua voz", finalizou.
As demandas apresentadas pela população nas sessões itinerantes são sistematizadas e encaminhadas aos órgãos do Executivo. Algumas das propostas podem se transformar em proposições legislativas.

Ascom Gabinete